Sobre o que falar na terapia?

Outros querem sentir que podem falar sobre um assunto específico com alguém que tenha conhecimento em particular. Muitas pessoas deixam de fazer terapia baseadas na ideia de não terem o que falar ou por vergonha de falarem na frente de um estranho. Vamos combinar que nem sempre conversar com pessoas novas é fácil, especialmente quando precisamos nos abrir.

Porém, se você continua a sentir que está aprendendo mais sobre si mesmo, ou está reunindo novas informações e recursos, então geralmente é um sinal de que ainda está obtendo algo da terapia. Se parece que você parou ou que não está recebendo nada de suas sessões Psicólogos Patrocínio Minas Gerais que não conseguiria em uma conversa com outra pessoa, talvez seja hora de fazer uma pausa. Se um paciente está tendo dificuldade em se abrir, isso pode significar que ainda há uma confiança que precisa ser desenvolvida no relacionamento terapêutico.

As sessões de terapia realmente devem ser o mais adaptadas quanto possível para o que você está precisando. Na verdade, elas são quase como a “Sala de Exigência” de Harry Potter – você consegue sair dela com o que você mais precisa naquele dia. O psicólogo atua em diversos espaços prestando serviços como clínicas de psicologia, hospitais, universidades, clubes sociais, entidades privadas etc. A terapia clínica, por exemplo, é uma das mais conhecidas popularmente, atraindo inúmeras pessoas para este tipo de atendimento. Desta forma, o psicólogo atua no sentido de gerar, em sua abordagem, métodos clínicos nas sessões. A abordagem psicanalítica funciona no entendimento das situações irregulares pelas quais a pessoa não compreende.

As pessoas costumam ter uma visão de que o psicólogo é inabalável por ser conhecedor da psique humana. Apesar do seu conhecimento e formação, o psicólogo ainda é humano e chora e se estressa, assim como qualquer outra pessoa. O psicólogo ou psicóloga não é capacitado para receitar medicamentos, essa responsabilidade é do médico psiquiatra. Mudar a forma como você apresenta um problema pode ser o passo que você estava precisando para desenvolver as suas habilidades de comunicação, então é interessante que você avalie essa questão. Conte ao seu Psicólogo sobre todos os seus relacionamentos, seja com seu parceiro, sua família ou seus amigos.

Não é preciso se preocupar em organizar tudo o que você irá falar nesse momento, pois deve ser uma conversa leve. Além disso, o mais importante é ter em mente que o psicólogo jamais irá julgar ou dizer o que está certo ou errado. O espaço terapêutico é livre de preconceitos e julgamentos para que você se sinta à vontade para ser quem realmente é e falar o que desejar. É comum que nessa fase o cliente contextualize o psicólogo sobre a sua vida e os principais pontos que deseja abordar na terapia. O psicólogo, por sua vez, tem como objetivo conhecer a pessoa, seu contexto e características. A psicoterapia, também chamada de terapia, é um tratamento conduzido por um profissional com formação em psicologia, ciência que estuda a mente e o comportamento humano.

Quais assuntos abordar na terapia?

Encontre um(a) psicólogo(a) na Vittude

Diga a ele quais são as suas dificuldades para que soluções possam ser pensadas. Estar cara a cara com seus problemas, defeitos e memórias negativas assusta a maioria das pessoas. Elas acreditam ser incapazes de lidar com esses elementos que lhe causam dor, mas, na verdade, todos nós temos capacidade para nos distanciar do que é ruim em nossas vidas e ser feliz. A terapia, então, ajuda as pessoas a crescerem e os benefícios desse amadurecimento emocional são sentidos em todas as áreas de suas vidas. Na minha opinião, quanto mais abrangente vocês forem no que traz para exploração e discussão durante a terapia de casal, mais obterão do processo geral. Para colher os frutos é necessário, antes de mais nada, estar aberto para vivenciar o processo com honestidade e entrega.

Alguns temas abordados na Psicologia

É perfeitamente normal sentir que não precisa de terapia depois de um tempo. Mas antes de desistir, certifique-se de terminar a terapia porque realmente conseguiu o que precisava em suas sessões, e não apenas porque está insatisfeito. Então, se você costumava achar fácil pensar em coisas para falar, e agora não é, pode ser um sinal de que chegou a um ponto final. Por exemplo, quando você está deprimido, muitas vezes perde o interesse em coisas que gostava e sente níveis de energia diminuídos.

Desta forma, a psicanálise tem por objetivo o tratamento a partir da natureza dos processos psíquicos do paciente. Os tratamentos de depressão podem durar várias sessões, onde o paciente será capaz de vivenciar alterações visíveis em sua forma de agir e pensar o mundo. Os fatores que facilitam o desenvolvimento deste distúrbio são baixa estima, culto desmedido das formas físicas, hábitos alimentares nocivos, culpa, problemas emocionais, hormonais, etc. O tratamento dos distúrbios alimentares com o psicólogo ajudará a compreender os mecanismos dos hábitos.

Fale sobre relacionamentos

O acompanhamento psicológico é um processo colaborativo entre paciente e profissional. Mas se você não estiver lidando bem com determinado exercício ou estiver com dificuldades para consolidar uma mudança específica em sua vida, diga a ele. Profissionais podem, inclusive, chorar durante a sessão quando a história dos pacientes lhe tocam. A psicoterapia não se trata de reprimir suas emoções, mas, sim, aprender a lidar com elas de modo saudável. Para entender como o paciente com depressão se sente, o psicólogo precisa fazer algumas perguntas específicas. Dessa forma, consegue entender em que estágio a depressão se encontra, quais são os sintomas predominantes no cotidiano, como a depressão está afetando a vida do paciente, entre outros.

Sem esse tipo de facilidade, elas continuariam sem a possibilidade de realizar esse tipo de processo, pois muitas cidades do Brasil não contam com profissionais o suficiente para atender a demanda. As sessões de psicoterapia são indicadas para qualquer pessoa que tenha interesse em aprofundar o seu autoconhecimento e dedicar um tempo na sua rotina para a saúde mental e o autocuidado. Se você marcou uma consulta com o terapeuta e está receoso sobre o que falar, hoje separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a se desenvolver melhor sobre como o que falar na terapia. “Nós, da terapia cognitiva, temos um modelo mais diretivo e fazemos isso, direcionamos e criamos objetivos. Existem modelos de psicoterapia em que a conversa pode ser completamente livre, como a psicanálise”, diz Daniela Faertes, psicóloga especialista em terapia cognitiva e mudança de comportamentos prejudiciais.