“A ingestão de proteína por quem treina e precisa ganhar massa magra é de até 2 gramas por quilo, mesmo jovem ou idoso. Mais do que isso não traz benefícios”, reforça Lancha Jr. Ou seja, uma pessoa com 80 kg necessita de até 160 g de proteína por dia (consideração alimentação e suplementação). Essas cápsulas ou comprimidos são encontrados facilmente em farmácias e mercados e ajudam o corpo a repor Melhores Creatinas e equilibrar vários nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar melhor. Se o objetivo é ficar com mais músculos, o ideal mesmo é pegar no pesado. “Embora muitos suplementos falem do benefício de ganhar massa muscular, a única coisa que efetivamente aumenta os músculos é o treinamento. Uma alimentação adequada para o pré e pós-treino é o suficiente para atingir essa meta”, explica.
A maltodrextina é um suplemento rico em carboidratos, proveniente da quebra do amido, principalmente de milho. Porém, alimentos como mandioca e trigo também pode funcionar como insumo para a produção dela. A conclusão foi que não existe comprovação de dano renal para pessoas saudáveis. Os outros macronutrientes (carboidratos e gorduras) também são essenciais para o crescimento muscular.
Se você consumir mais suplementos do que alimentos naturais, provavelmente terá excesso de alguns nutrientes e deficiência de outros. A diferença de um suplemento do soro do leite para o leite em pó é a composição de cada um deles. Enquanto o leite em pó contém proteínas, carboidratos e gorduras em altas quantidades, o whey protein isola as proteínas e oferece quantidades mínimas dos outros nutrientes (carboidratos e gorduras). Quando tomar Cerca de 30 minutos do treino ou durante a prática de exercícios físicos de alta intensidade ou com duração maior ou igual a uma hora, segundo Lancha Jr.
Como os suplementos alimentares funcionam?
A embalagem do produto deve conter a expressão “suplemento alimentar” com a forma farmacêutica apresentada. Todos os ingredientes utilizados na formulação de um suplemento alimentar precisam estar na lista positiva da Anvisa para que o produto possa ser comercializado. Os suplementos alimentares estão isentos de registro na ANVISA, com exceção daqueles contendo enzimas ou probióticos.
Para melhorar os resultados de quem treina, aumentar os cuidados com o corpo ou atender a alguma necessidade clínica, o uso de suplementos alimentares é uma excelente alternativa. Indivíduos abaixo do peso ou com estrutura corporal muito magra escolhem usar suplementação, pois seu biótipo não permite que alcancem a massa necessária apenas com alimentação e exercícios físicos. O BCAA (Branched-Chain Amino Acids) é um suplemento para engordar importante para a recuperação muscular no pós-treino. Seu consumo aumenta a síntese proteica, reduzindo a lesão muscular pós-treino, o que poderia levar ao processo de catabolismo e a perda da massa muscular. Problemas como arritmia, alteração da pressão arterial, insônia, sonolência e ansiedade podem ser resultados do uso inapropriado de suplementos nutricionais. Por conta disso, o ideal é manter os exames em dia e realizar acompanhamento com nutricionista para fazer a dieta de maneira saudável e segura.
Qual suplemento tomar: categorias e dicas
Se você quer saber mais sobre eles, clique aqui para conferir o meu podcast sobre carboidratos, e aqui para saber mais sobre as gorduras. Podemos comparar os músculos com as paredes de uma casa, e os aminoácidos com tijolos. Sem os tijolos (aminoácidos), não conseguimos construir as paredes da casa (músculos). Por isso que as proteínas são tão importantes, elas fornecem os aminoácidos. Cuidados ao usar Pessoas que nunca consumiram a beta-alanina podem ter uma sensação de formigamento pelo corpo, mas ela costuma sumir com o tempo de uso do suplemento.
Os demais necessitam ter declarado pelos fabricantes que atendem às regras vigentes e comunicar o início da produção ou importação do produto ao órgão local de vigilância sanitária. Alguns suplementos podem ajudar a acelerar o metabolismo do corpo, o que aumenta o processo de perda de peso. “Alguns nutrientes, presentes em determinados suplementos, ajudam a acelerar o metabolismo, graças a quantidade de pó de guaraná ou cafeína, mas vale lembrar que essa mesmo substância exige moderação.
Whey Protein Optimun Nutrition Gold Standard
A autoestima pode ser um fator relevante na hora de usar os suplementos para engordar. Pessoas que desejam um corpo robusto ou musculoso encontram na suplementação a chance de obter o resultado desejado. A necessidade de suplementação deste elemento também é fundamental para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento, pois os exercícios intensos podem diminuir a síntese desse aminoácido no corpo.
É importante salientar que esses produtos só estão aptos a ter informações disponibilizadas nos rótulos, como ganho de massa muscular, melhora da performance, dentre outras, se estas estiverem autorizadas pela ANVISA. Existe atualmente um apelo comercial notório nessa área dos suplementos, e é imprescindível estar atento a este fato pelos possíveis riscos à saúde e de alegações não fundamentadas cientificamente. Existem disponíveis para comercialização no Brasil diferentes tipos de suplementos alimentares. Estes podem ser destinados a perfis específicos de indivíduos, como gestantes, crianças, atletas, idosos ou de uso mais generalizado para complementação de vitaminas e minerais. O uso de suplementos alimentares é indicado para complementar a dieta. Quando são compostos por ingredientes de boa procedência e consumidos de acordo com a orientação de profissionais, ajudam a promover qualidade de vida por meio da alimentação.
Depois de identificar qual suplemento tomar para o objetivo que você quer atingir, é preciso consumir corretamente para que os resultados sejam percebidos e sempre buscar orientação médica e nutricional. Alguns produtos são compostos com o micronutriente na forma de óxidos, que apresentam baixa absorção pelo corpo. Os minerais quelados apresentam absorção potencializada e devem ser preferidos na hora de escolher o suplemento multivitamínico.
Quanto consumir Assim como o whey protein, a dose deve ser recomendada de acordo com a dieta e necessidade de proteína de cada pessoa. É importante entender que a substância não “aumenta os músculos” e, sim, possibilita um melhor desempenho no treino, o que vai gerar ganhos. Essa é a pergunta que todo nutricionista e farmacêutico já deve ter ouvido.
Para quem está dando os primeiros passos na academia e deseja entender mais sobre suplementos, continue lendo este artigo para aprender a fazer escolhas mais informadas e seguras na sua jornada fitness. Além de contribuir para o crescimento muscular e, consequentemente, a definição do corpo, a glutamina impede parte da perda de massa magra, melhora a disposição nos treinos e previe fadigas musculares. Ela é o aminoácido livre com maior presença no corpo humano, sendo também uma fonte importante de energia para células do sistema imunológico. Além de funcionar como um suplemento para definir, o BCAA pode ajudar a melhorar o rendimento físico durante o exercício, diminuir o risco de lesões e as dores pós-treino. Ah, e o BCAA pode atuar também para a aceleração da perda de gordura. A eficácia do suplemento só é garantida se o seu uso for feito de maneira correta.