Por isso, uma boa forma de conquistar esse senso estético necessário da profissão é investir em imersão. O profissional de arquitetura não deve viver na “bolha” do escritório. comprar planta de casa Sempre que possível, é importante conversar com os colegas de diferentes áreas, sabendo ouvir as suas opiniões sobre o projeto — isso poderá, inclusive, ajudar a aprimorá-lo.
Um bom exemplo disso é a área de arquitetura e urbanismo, na qual você aprende a planejar e projetar espaços pensando em seu visual, conforto, estética e funcionalidade, tudo ao mesmo tempo. A arquitetura é fortemente relacionada com conteúdos ligados às humanidades – estética, estudo da ocupação dos espaços, história da arte, problemas urbanos, dentre outros. Evidentemente, saber fazer um esboço é uma maneira eficiente de traduzir suas ideias e de assegurar que clientes ou outros arquitetos entenderão os conceitos nos quais você se baseou para fazer o projeto. Mas isso não significa que seus traços precisam ser perfeitos ou que a ilustração tenha de ser totalmente fiel à realidade.
Eles discutem os requisitos do cliente, o orçamento disponível, o cronograma de construção e quaisquer restrições legais ou regulamentações aplicáveis. Além de projetar edifícios, os arquitetos também podem estar envolvidos na renovação e revitalização de estruturas existentes. Eles podem fornecer consultoria em termos de conservação histórica, uso eficiente de recursos e atualização de espaços para atender às necessidades modernas. Estas disciplinas proporcionam ao aluno conhecimentos sobre as instalações elétricas, de iluminação artificial, de água quente e fria, gás, esgoto, combate a incêndio, telefone, ar-condicionado, etc. Eles aprendem sobre as normas técnicas e exigências do corpo de bombeiros em relação a estas instalações, assim como os materiais e equipamentos necessários. As disciplinas desta área ensinam ao aluno como elaborar projetos de Arquitetura.
Onde estudar Arquitetura
Ensinam princípios de flexibilidade, estética, estabilidade e como o edifício projetado interfere em seu entorno. O trabalho de um arquiteto é planejar espaços que vão desde o cômodo de uma casa até cidades inteiras. A Arquitetura tem a ver com arte, design, estética, construção e engenharia. Isso também não muda o fato de que a arquitetura é uma área criativa. Você vai sim colocar bastante arte nos seus projetos, com materiais e proporções únicas. Não, você não precisa fazer uma obra de arte hiper-realista para ter a segurança de que será um bom profissional de arquitetura.
Essas disciplinas consideram o entorno das construções, a humanização do espaço, o manejo ecológico e a criação de paisagens naturais. O aluno aprende metodologias específicas para o projeto de jardins e espaços externos, a importância e as funções da vegetação em cada ambiente. Se você se interessa por Arquitetura, a primeira coisa que você deve saber é que não é necessário nenhum conhecimento prévio, além das matérias do ensino médio, para entrar na faculdade. Os que cogitam cursar arquitetura costumam pensar se são bons de desenho, se têm familiaridade com matemática e física ou se têm senso estético apurado. Antes de decidir qual curso superior fazer, nós sempre revisitamos nossas habilidades pessoais para direcionar nossa escolha. Conhecimentos básicos de gestão de pessoas, por exemplo, facilitam o diálogo com fornecedores, clientes, construtores, consultores e demais especialistas.
O que faz um Arquiteto?
Nunca dispense uma palestra, conferência ou feira de arquitetura – networking é muito importante para qualquer profissão e para os arquitetos não é diferente. Mantenha sempre contato com os colegas de sala com quem você tem afinidade profissional e pessoal – futuramente, vocês podem ser parceiros de trabalho. Segundo o arquiteto Maurício Lage, o mais importante é que você saiba se comunicar através do seu desenho. Logo, deu para notar como a capacidade de se comunicar e cooperar com colegas de outras profissões é fundamental para se tornar um profissional mais competente. A arquitetura é uma área intimamente ligada aos aspectos estéticos de espaços, seja pelo estudo da ocupação, pela história da arte ou pelos desafios urbanos.
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !
A demanda constante por serviços nessa área garante a procura por projetos arquitetônicos, incluindo construções, restaurações e reformas. Ao longo de todo o processo, a colaboração é fundamental para os arquitetos. Eles trabalham em equipe, comunicando-se com outros profissionais da construção, consultores e clientes para garantir que todas as partes envolvidas estejam alinhadas e satisfeitas com o resultado final. Entretanto, na vida profissional quase não lidamos com esses cálculos, que são terceirizados e feitos por profissionais de engenharia. Para planejar e definir como ficarão determinados espaços, é importante que o arquiteto conheça as propriedades dos materiais utilizados nas construções. Considerando as duas definições acima, podemos dizer que sim, para fazer arquitetura, você tem que aprender a desenhar um pouco, mas não do jeito tradicional.
Nós, da Anhanguera, temos a graduação de arquitetura e urbanismo e estamos à disposição para verificar qualquer dúvida que tenha. Segundo, em alguns projetos, é mais prático apenas fazer o seu esboço a mão e trocar ideias logo de cara do que esperar por um modelo digital completo. Mas, dependendo de como você imagina a carreira em arquitetura, isso pode nem ser tão relevante assim. O profissional não precisa ser um desenhista perfeito, mas deve conseguir passar com clareza a sua ideia para o papel (ou para o computador).