Como lavar tapete em casa: confira o guia eficaz

Este método utiliza produtos químicos especiais que quebram a sujeira e os odores, sem a necessidade de água. No entanto, a lavagem a seco geralmente requer serviços profissionais e pode ser mais cara. Logo, remova todos os resquícios de alimento da superfície e passe um pano úmido com sabão neutro e água sobre a peça para retirar o excesso.

Passos para lavar tapete e deixar cheiroso

Se o seu tapete é lavável à máquina, esta é uma opção conveniente. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante quanto à temperatura da água e ao ciclo de lavagem. Adicionar um pouco de vinagre branco durante o ciclo de enxágue pode ajudar a eliminar odores persistentes. A lavagem à mão é uma opção mais acessível e adequada para tapetes menores ou áreas específicas de sujeira.

Acesse o e-commerce da marca e agende seu horário.Um desses serviços, e que está sendo muito buscado devido ao seu potencial de purificação do ambiente é a oxi-sanitização. Depois é só aplicar a mistura no tapete e, com uma escova macia, esfregá-la por todo o tecido. Sendo assim, as manchas de sujeira irão sair e o odor de cigarro também será eliminado. Para retirar a mistura, passe um pano limpo e seco e deixe o tapete em uma área ventilada. Os motivos que causam o mau cheiro em tapetes são inúmeros.

Quanto tempo um tapete demora para secar?

Os tapetes peludos são mais propensos a esse acúmulo de pó do que os de pelo baixo, por isso necessitam de lavagem com maior frequência. A técnica de lavagem correta ajuda a preservar o tapete e mantê-lo bonito e funcional por muito mais tempo. Por exemplo, em casas com animais de estimação e crianças pequenas, o prazo pode ser menor. O mesmo ocorre se o tapete ficar em uma área que costuma receber muita poeira. A sujeira pode diminuir a vida útil de um tapete, porém, esse não é o único problema.

Como economizar energia com ar condicionado: 10 dicas fáceis

Como lavar um tapete e não ficar com cheiro ruim?

Se a peça for pequena, coloque-a na máquina de lavar. Animais de estimação podem desenvolver o péssimo hábito de fazer suas necessidades nos tapetes da casa. Em ambos os casos, deixe o “banheiro” do pet em um piso de cerâmica, mais fácil de limpar. Caso se trate de um dos modelos que não podem ser lavados, o melhor é usar um borrifador e evitar esfregar a mancha.

Antes de qualquer coisa, é preciso verificar se o seu tapete pode, de fato, ser lavado. Embora muitas pessoas gostem de utilizar o ventilador ou secador a vapor para a secagem mais rápida, não recomendamos isso, exceto se o clima não estiver ensolarado. Mas a peça precisa estar bem limpa para realçar a sua beleza e não causar um efeito contrário, chamando a atenção para a falta de limpeza. Se possível, leve o seu tapete para um lugar que seja adequado para realizar a limpeza. Além disso, não podemos nos esquecer que o cuidado com o tapete é também uma questão de saúde, uma vez que, uma limpeza adequada, elimina microrganismos que ficam escondidos neles.

Por incrível que pareça, é comum que muitas pessoas prefiram substituir um tapete de casa ou do carro, do que investir em uma limpeza constante do objeto e do ambiente. Mas não é necessário chegar a esse ponto até porque financeiramente é muito mais caro trocar do que manter uma limpeza periódica. Isso porque, empresas especializadas contam com produtos específicos para esses tipos de peças e equipamentos que facilitam todo o processo. Por isso, a limpeza a seco é uma forma ainda mais simples e segura de higienizar o seu tapete. No entanto, não ignore o processo de secagem correto. Se isso acontecer, você pode facilitar a proliferação de umidade no ambiente e, consequentemente, de mofo no seu tapete.

Misture os três ingredientes e aplique sobre o tapete. Confira abaixo seis dicas para tirar o mau cheiro do tapete. Quando lavar seus tapetes, prefira secá-los sempre ao sol.

Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água oxigenada e aplique sobre a região das manchas. Espere agir por alguns minutos e retire com um papel ou pano branco e seco. Lembre-se de não esfregar a mistura, pois isso pode espalhar a mancha para outras áreas. Fazer a higienização de tapetes é uma excelente forma de prolongar a vida útil da sua peça.

Verifique no manual do fabricante as orientações para o cuidado e limpeza da sua peça e siga essas instruções na frequência indicada. As peças de tapeçaria são responsáveis por proporcionar conforto para os ambientes, certo? Embora seja indispensável para qualquer estilo de decoração, muitas pessoas se recusam a investir nesse artefato por acreditarem que a sua manutenção é difícil. O tempo médio que devemos buscar pelo auxílio profissional é de seis meses. Mas avalie a sua necessidade e veja se não está na hora de pedir uma limpeza mais eficiente. Muitas empresas trabalham com serviços voltadas para este fim, oferecendo um trabalho de qualidade e preço compatível com o serviço.

Se o causador do mau cheiro é o mofo, é possível tentar eliminá-lo com algumas opções. È possível utilizar alguns produtos caseiros para amenizar o mau odor.A primeira dica é limpá-lo e deixá-lo secar ao sol. Para isso, o limpe com água e sabão neutro e coloque o tapete no sol. Passar um pouco de vinagre sobre limpar tapetes as áreas que estão mofadas também pode ajudar.

Nesse caso, a água é usada para formar um solvente, que é aplicado sobre o tapete. O conceito de limpar tapete a seco pode causar confusão. Afinal, o comum é pensar em lavar alguma coisa e associar isso ao uso de litros de água e muita espuma. Depois de tirar todos os resíduos do tapete, deixe a peça secando na sombra.