Como escolher os melhores equipamentos de combate a incêndio

Como escolher os melhores equipamentos de combate a incêndio

É o Projeto de sistemas de detecção e alarme de incêndio que define os elementos necessários que devem estar presentes, para a proteção de diferentes ambientes. Dessa maneira, é possível garantir que um princípio de incêndio será detectado no menor tempo possível. Nos sistemas de combates a incêndios, existem vários elementos fundamentais para proteger os ambientes de incidentes envolvendo o fogo. Dentre estes merecem destaque itens como abrigos, bombas centrífugas e controles de pressão. O sistema de detecção de incêndios serve para detectar a presença de fogo em um determinado local e alertar as pessoas na área para que possam tomar medidas de segurança, como evacuar o prédio ou chamar os bombeiros. Ele ajuda a minimizar danos e perdas materiais e, mais importante ainda, pode salvar vidas.

Armazenado em cilindros sempre fixados distantes do local de risco, o sistema libera CO² através de bicos difusores posicionados sobre a área a ser protegida. A concentração do líquido detergente varia de 1, 3 a 6% e é definida conforme a classe do incêndio . Essa reação faz com que a ampola se rompa e ative o sistema, liberando água pressurizada através dos “chuveiros” da rede automaticamente.

Saiba que é decisivo preparar o time para reagir com velocidade nessas situações. Na época o foco era os sistemas de proteção ativa, que são os sistemas mais populares, como extintores de incêndios, sprinkers, etc. Dispositivos de notificação de alarme notificam as pessoas dentro do edifício, bem como o pessoal alarme residencial de emergência, quando um evento está em andamento quando tudo está tudo limpo e quando um problema de manutenção é detectado. Muitos de nós já vimos ou ouvimos um alarme de incêndio pelo menos uma vez na vida, mas você já pensou em todos os elementos que entram nos dispositivos de alarme de incêndio?

Outra propriedade a ser considerada é a sua volatilidade, que é a facilidade com que os líquidos liberam vapores, também é de grande importância, porque quanto mais volátil for o líquido, maior a possibilidade de haver fogo ou mesmo explosão. Tem algumas propriedades físicas que dificultam a extinção do calor, aumentando o perigo. Os meios de extinção se utilizam deste princípio, pois agem por meio da inibição de um dos componentes para apagar um incêndio. Colocar a panela para preparar a comida no fogão e sair para fazer outras atividades domésticas também é uma das principais causas de incêndio.

A importância do Sistema de Prevenção Contra Incêndio e Pânico

Todos os outros locais, com uma exceção ou outra – que devem ser consultadas no Decreto – tem obrigação de possuir um sistema completo de detecção e alarme de incêndio. Fica mais fácil falarmos das edificações e áreas de risco que não necessitam do sistema de detecção e alarme, pois são a minoria. Para garantir o funcionamento constante da central, a mesma deve ter duas fontes de alimentação de energia. Em caso de queda de energia a fonte auxiliar deve ter autonomia mínima de 24 horas em regime de supervisão e de 15 minutos em regime de acionamento .

Como Escolher um Sistema de Prevenção de Incêndios

Sistemas fixos de combate a incêndio: garanta a segurança do seu negócio

O painel de controle de alarme de incêndio é essencialmente o centro de controle e o cérebro de um sistema de alarme de incêndio. O FACP monitora e gerencia os dispositivos de inicialização e retransmite o sinal para os dispositivos de alarme de incêndio se um problema for detectado. Os cerca elétrica industrial extintores, de modo geral, são equipamentos eficazes no combate das chamas logo no início de um incêndio e a sua função principal é conter o fogo e evitar que ele se propague. É um gás sem cheiro, sem cor e não conduz eletricidade, sendo recomendado na extinção de fogo classes B e C.

Quer Receber GRATUITAMENTE um E-book Sobre Extintores e Agentes Extintores?

Neste tipo de sistema, também conhecido como Anel, parte do último elemento uma fiação de retorno até a central. Então neste caso, se algum dos dispositivos parar de funcionar não compromete todo o sistema, pois tem alimentação dos dois lados. É obrigatório que o material utilizado seja antichamas, cerca elétrica residencial como, por exemplo, os eletrodutos metálicos. Quanto ao cabeamento, é preferível a utilização de cabos blindados, a fim de evitar interferências com campos magnéticos de outras instalações. É um sistema mais básico e comumente utilizado em áreas pequenas ou que não possuam muitas compartimentações.

Todos os trabalhadores devem estar sempre atentos às normas básicas de segurança contra incêndio para evitar acidentes. Prevenir é a palavra de ordem e todos devem colaborar, pois é mais importante evitar incêndios do que apagá-los. Há, ainda, acionadores manuais confeccionados em ABS, para uso em locais internos ou externos. No sistema de prevenção de incêndio convencional, o acionador é uma botoeira confeccionada em ABS. Geralmente, o botão de cor verde liga e o de cor vermelha desliga o equipamento. Escolher um sistema de prevenção de incêndio eficiente é a melhor forma de evitar acidentes e grandes perdas.

Outros casos causaram mais comoção local em um país, mas não foram desprezíveis, como os incêndios no prédio Joelma (São Paulo, SP) em 1974 e o Boate Kiss em 2013. Contamos com profissionais altamente qualificados e com sistemas que seguem as normas ABNT, NBR-17240, e NFPA 72 , bem como as certificações UL/FM ou EN54. Com isso, é possível ter maior segurança e confiabilidade no sistema, além de aumentar a agilidade na localização de um eventual foco de incêndio. Além disso, cada estado possui regras específicas para a construção de um projeto e a implementação de certos equipamentos, portanto é preciso ficar atento à legislação local. Por fim, uma equipe deve realizar uma visita técnica para avaliar se as medidas sugeridas no projeto técnico funcionam adequadamente.