Este texto tem, pois, comofinalidade informar os praticantes da nossa modalidade a estarem sempre dentroda lei de modo a não terem quaisquer problemas com as autoridades, e assim,desfrutar do Airsoft contribuir para a dignificação do mesmo. Adverte-se queeste texto, não é um texto técnico-jurÃdico, pois é óbvio que o que se pretendeé clareza e que todos praticantes percebam os aspectos legais à volta daprática do Airsoft. São necessários alguns cuidados para prevenir acidentes com a arma de Airsoft, mesmo em locais designados para a sua prática. Da mesma forma, não aponte o equipamento para outras pessoas e, em hipótese alguma, atire de brincadeira.
O que diz a lei sobre armas de Airsoft?
Pra quem pratica a resposta é simples, cada jogador é responsável por se declarar atingido toda vezes que leva um tiro. Apesar de parecer absurdo para nossa cultura é algo completamente normal quando se leva em consideração os seus pilares. É comum que as regras e a modalidade sejam previamente discutidas e podem existir os tiros vitais e os que causam ferimentos, como será feito o atendimento é de prévio conhecimento de todos. Em jogos de simples lazer por exemplo o comum é que qualquer pessoa da equipe possa fazer o atendimento ou revitalizar através de marcações combinadas como o simples ato de amarrar uma atadura, por exemplo.
dicas de como despachar airsoft no avião:
É claro que deve ser levado em consideração a qualidade e peso das munições bem como os ajustes de peças internas como o Hop Up por exemplo. No entanto, os regulamentos dos campos e equipes costumam adotar airsoft por padrão uma velocidade máxima de 400 FPS com BBs 0,20g para os rifles de “assalto” e armas secundárias (AEGs e Pistolas). Para jogos indoor ou os famosos CQBs o limite tende a não ultrapassar 350 FPS.
O que é uma Airsoft GBB?
Os mais comuns são os lugares que simulam a paisagem urbana, realizados geralmente em galpões ou prédios. Porém, também há a possibilidade de utilizar paisagens naturais, como em campings ou chácaras.
Esta lei visa sobretudo regulamentaro uso e porte de armas em geral, tendo consagrado algumas exigências no tocanteà s armas com maior capacidade letal, como por exemplo, as armas de fogo. As primeiras equipes de Airsoft surgiram em cidades como Rio de Janeiro e Curitiba, mesmo antes da regulamentação do esporte. Atualmente, Minas Gerais é um dos estados com o maior número de praticantes, o que rendeu a criação da Federação Mineira de Airsoft.
Consulte as leis e regulamentações do país de origem e destino para evitar problemas. Verifique com o país de destino se há exigências específicas para a importação de airsoft. Assim que preencher os papéis e responder as perguntas, te conduzirão até a Polícia Federal e ao Raio X de bagagens. Tudo ok nessa parte, a companhia ficará responsável pelos equipamentos, que geralmente vão dentro da cabina do piloto ou em uma espécie de cofre.
Então, está esperando o que para adquirir seu equipamento a gás e praticar airsoft e tiro esportivo com muito mais desempenho e realismo? Confira no link abaixo alguns equipamentos disponíveis na Loja da Carabina. O transporte sempre deve ser feito dentro de cases apropriados e todos os equipamentos devem estar fora do alcance das mãos (se no carro, utilize o porta-malas), sem o magazine e desmuniciado. Em nenhuma hipótese o mesmo deve ser ostentado ou utilizado para intimidar um civil. Os fornecedores adotam uma sigla universal para classificar esses equipamentos.
Diversas lojas online, como a Lazer e Aventura, comercializam produtos de Airsoft. É possível comprar uma pistola a partir de R$ 200, mas alguns rifles e armamentos especiais chegam a custar mais de R$ 4 mil. Além das armas, todos os fardamentos e equipamentos de segurança necessários também estão disponíveis. As armas de pressão de calibre restrito são destinadas para quem possui CR. As armas de pressão de calibre permitido podem ser importadas livremente por qualquer cidadão maior de 18 anos desde que seja providenciada a CII.
Recentemente tem havido um incremento de provasdesportivas donde se faz uso das armas de softair, tais como, tiroprático, tiro ao alvo, provas deorientação com tiro ao alvo, corridas de obstáculos diversos com tiro ao alvopelo meio, etc., procurando tirar partido da versatilidade desportiva inerenteà utilização de armas de softair. Para o efeito, a FPA beneficiou dacolaboração de um especialista na área do Direito, e praticante de airsoft paraassegurar que a interpretação da lei não ficasse a cargo de juristas“desfasados” e desconhecedores do airsoft. As esferas de menor peso normalmente tendem a atingir uma distância maior porém precisão não é algo que se pode esperar de uma BB 0,12 por exemplo, em contrapartida para tiros de curta distância em equipamentos com um FPS menor esse é um peso interessante para um final com maior potência. Já nos equipamentos de CO2 e pistolas elétricas o que cai bem são esferas entre 0,20 e 0,25, por exemplo, onde se consegue uma precisão maior mesmo em tiros de longa distância. Recomendamos a 0,28 para as AEGs onde, atrelado a potência do gearbox, é possível conseguir ainda mais precisão.
Para manter seu equipamento de Airsoft legalizado, você precisa se atentar para alguns detalhes, como ter a ponta laranja em qualquer arma de pressão de Airsoft que tiver. Assim como transportar a Airsoft com a Nota Fiscal contendo o número de série único da sua arma. Seus disparos são efetuados em alvos que podem ser alvos de papel ou objetos como latas de refrigerante e garrafas, por exemplo.
Assim, visto que só é necessárialicença para o coleccionismo de armas de fogo, definição na qual não se incluemas armas de softair, aquela não é necessária para o coleccionismo de armasdeste tipo. Os praticantes de airsoft que tenhamadquirido as armas antes da entrada em vigor da nova lei, apenas necessitam dafactura passada pelo vendedor para justificar a posse da arma (3). Ou seja, o airsoft é, com efeito, uma modalidade novae em franca expansão, mas que ainda não atingiu a dimensão de outrasmodalidades desportivas, como futebol, basquetebol, atletismo, etc.. Visto que,o legislador não previa outra figura jurÃdica para além das “FederaçõesDesportivas dotadas de Utilidade Pública Desportiva”, perante o aparecimento denovas modalidades desportivas mais recentes, decidiu criar uma figura queestivesse num estádio preliminar ao das “Federações Desportivas dotadas deUtilidade Pública Desportiva”.