Como surgiu o futebol

Como surgiu o futebol

Entretanto, as regras mudavam de uma instituição para a outra, a depender do espaço que cada escola tinha para a prática. A missão do jogo é levar a bola através do campo e coloca-la dentro da baliza adversária, fazendo um gol. Quem marcar mais gols, vence a partida que possui 90 minutos de duração.

Provavelmente os romanos levaram a outros povos o seu jogo de bola. Na Idade Média apareceu em Florença o calcio, jogado com os pés e as mãos por equipes de 27 jogadores, num campo com duas metades iguais. O objetivo do jogo era levar a bola de couro, cheia de ar, até dois postes situados nas extremidades. Ainda na Idade Média, na Gália e depois na Bretanha, surgiu o soule, praticado com uma bola de couro cheia de feno ou farelo, em que era permitida a utilização dos pés e a distribuição de socos e até rasteiras. Como a disputa terminava às vezes em morte, surgiu a expressão “violento esporte bretão”.

O jogo consistia em tocar uma bola feita de fibra de bambu com os pés e as mãos. Sem espírito competitivo, era executado com delicadeza e habilidade. A I Copa do Mundo foi disputada no Uruguai, em 1930, por 13 países.

O futebol no século XIX

Esse estudante paulista retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras estabelecidas. Por conta disso, Charles Miller é atualmente considerado o pai do esporte no Brasil. Como vimos, o futebol moderno surgiu apenas no século XIX, mas sabe-se que milhares de anos atrás já eram praticados pela humanidade esportes com características semelhantes. O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C.

Em um curto período de tempo, os primeiros times começaram a organizar campeonatos assistidos por um público cada vez mais apaixonado. Com a grande aceitação popular, os times bet365 é confiavel começaram a investir em infra-estrutura e na contratação de jogadores mais habilidosos. A noção empresarial começaria a dominar diversas instâncias desse lucrativo esporte.

Já a seleção brasileira feminina venceu 7 vezes a Copa América Feminina e 2 vezes os Jogos Pan-Americanos. Quanto à Copa do Mundo, as melhores campanhas foram em 2007, conquistando a posição de vice-campeã, e em 1999, alcançando o terceiro lugar do campeonato. O futebol foi introduzido no Brasil no final do século XIX, por Charles Miller.

Onde o futebol foi criado?

O futebol no Japão Antigo

Com o tempo, algumas equipes foram abrindo as portas para acolher jogadores que não pertenciam à classe alta, incluindo negros. Entre os clubes, o Vasco foi um dos que mais contribuiu para a profissionalização do futebol no Brasil. A equipe incluiu mulatos e negros Apostas Esportivas e conquistou títulos, o que colaborou para a quebra do monopólio do jogador branco no futebol. Em 1901, foi formada a primeira liga de futebol do país, a Liga Paulista de Futebol, e, em 1905, foi formada a Liga Metropolitana de Football do Rio de Janeiro.

Guarda Nacional: Milícia contribuiu para consolidar a ordem política

Com Meg, Marisa, Fanta, Suzy, Sissi, Pretinha, Roseli e outras, a equipe deixou a medalha escapar na disputa pelo bronze diante da Noruega. Dela participam os campeões nacionais de todos os países europeus, além do vencedor da Taça da Europa anterior. As equipes colocadas em segundo, terceiro e quarto lugares em cada campeonato nacional disputam anualmente, desde 1958, a Copa da UEFA. Na década de 1910, surgiram clubes e federações por todo o Brasil, cada estado começou a realizar seu próprio campeonato e cresceu o interesse do público e da imprensa pelo esporte. Em 1914, criou-se a Federação Brasileira de Sports e, dois anos depois, a Confederação Brasileira de Desportos . Em 1919, o Brasil sagrou-se campeão sul-americano de futebol ao vencer o Uruguai por 1 a 0, no Rio de Janeiro.

Com isso, houve uma maior aceitação da modalidade, visto que muitos achavam o esporte violento, e então o futebol começou a crescer na Inglaterra. O esporte mais popular do planeta possui suas origens diversificadas e não há uma data precisa. De forma oficial, quem inventou o futebol moderno foram os ingleses em 1863, ano em que foi fundada a Football Association, em Londres, e quando iniciou a profissionalização do esporte no planeta. Assim, poderiam enfraquecer o Vasco, que contava com bons jogadores desempregados.

Foi início de uma geração que se tornaria a mais vitoriosa do Brasil. A conquista dava esperança de um crescimento sustentável da modalidade no país, mas, até aquele momento, nenhuma competição nacional organizada se mantinha. Em 1988, a Fifa realizou, na China, um Mundial de caráter experimental. A seleção montada para a competição tinha como bases o Radar, do Rio, e o Juventus – que tinha talvez o time mais forte feminino do país naquele momento. Com isso, foi permitido que se pudesse competir, criar calendários, utilizar estádios, ensinar nas escolas.

Deste então, o futebol se popularizou rapidamente na Inglaterra, sendo difundido amplamente entre todas as camadas do corpo social. As competições entre cidades vizinhas, muitas vezes, transformava-se em uma verdadeira batalha campal, por isso foi proibido pelo rei Eduardo II, em 1314. A primeira compreende os diversos tipos de exercício de futebol praticados na Antiguidade, pelos povos da Ásia, América Pré-Colombiana e Europa.

Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. Ele foi conquistando a elite inglesa e com o tempo foi se popularizando e atingindo as camadas mais populares do país. A partir disso, ele ultrapassou fronteiras, chegando aos outros continentes.