Veja a importância da desinfecção para se proteger contra vírus e bactérias

Veja a importância da desinfecção para se proteger contra vírus e bactérias

É preciso ter consciência de que as misturas de produtos devem ser afastadas das rotinas da limpeza. Em suma, as características variam da ação mais agressiva, passando pelo poder de limpar até conferir um efeito branqueador. Isso inclui a observação das condições para comprovar eficácia e segurança, itens necessários para aprovação do registro obrigatório do produto na Anvisa. Para a segurança, no Brasil, as empresas fabricantes ou importadoras devem cumprir os critérios e requisitos estabelecidos em norma específica para a categoria de produtos saneantes com ação antimicrobiana. Aplicar procedimentos corretos e observar a frequência adequada de acordo com o ambiente, independentemente da tecnologia de desinfecção que esteja sendo considerada, são passos indispensáveis. Sem dúvida, a prioridade fica com o poder de desinfecção, sobretudo na área da saúde.

A importância dos produtos químicos registrados na Anvisa

Os Vocs são componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais. Eles se caracterizam por possuírem alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera. Nesse processo, um profissional especializado fará a nebulização ou pulverização do agente saneante por todo o local, garantindo que até os locais mais difíceis recebam o devido tratamento. Para a escolha do agente desinfetante correto, é preciso conhecer os tipos oferecidos no mercado e, ainda, seu potencial de ação.

Cuidado com misturas a partir de desinfetantes

Atuam contra microrganismos vegetativos, não são tuberculicidas, não agem contra esporos, têm atividade irregular contra fungos, atuam contra vírus lipídicos e de tamanho médio, mas não contra os lipídios de tamanho pequeno. Você também pode visitar nossa loja de produtos para limpeza ou se preferir, entre em contato conosco para tirar dúvidas com nossa equipe profissional e treinada para auxiliar na escolha dos produtos. Por isso, é de extrema importância comprar apenas desinfetantes autorizados pelo Ministério da Saúde, pois toda essas informações devem conter na etiqueta ou no rótulo do produto. Assim como os outros tipos de desinfetantes, também deve ser registrados e seguir todas as normas de segurança estabelecidas pela ANVISA.

Gases: sintomas e como eliminar o problema

É capaz de destruir microrganismos presentes em roupas, utensílios e instalações. Outra solução para limpar vegetais é usar duas colheres de sopa de água sanitária (verifique no rótulo se a marca pode ser usada em alimentos) para cada litro de água. Deixe as verduras de molho nessa solução por 15 minutos e depois enxágue em água corrente.

Possui atividade bactericida, esporicida, fungicida, virucida e micobactericida. É usado para desinfecção e esterilização de instrumentos, como artigos metálicos, plásticos e de borracha, lentes, hemodialisadores, endoscópios, materiais de terapia respiratória, transdutores, equipamentos de anestesia, entre outros. Desinfecção se faz por imersão durante 20 minutos, e esterilização, por imersão durante 10 horas. Glutaral 2% foi comparado a ácido peracético 0,2%, demonstrando semelhante eficácia desinfetante em 20 minutos e sem causar corrosão nos materiais testados no estudo23.

Qual é a função desinfetante?

O desinfetante é um produto cada vez mais procurado por higienizar superfícies e prevenir que a gente se contamine no dia a dia. Independentemente do tipo e de qual lugar for usar o agente de higienização, use sempre luvas para proteger as mãos. As cautelas com os desinfetantes devem ser tomadas antes mesmo essência para amaciante de adquirir o produto. No momento de escolher a solução, lembre-se de comprar somente desinfetantes licenciados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Apesar do desinfetante ser uma solução de limpeza bastante popular, existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de utilizá-lo.

As substâncias nocivas presentes no desinfetante são chamadas de Vocs (Compostos orgânicos voláteis). Claro que, em cada um deles, o processo é diferente e os desinfetantes químicos utilizados são específicos para cada ambiente. Entre os desinfetantes mais comuns, temos o dióxido de cloro (ClO2) que tem rápida atividade de desinfecção, porém é corrosivo e perde sua eficácia na presença de restos proteicos e orgânicos, além de produzir gases tóxicos. Podemos considerar um desinfetante químico, os agentes que destroem todos os microrganismos patogênicos, porém não possui ação sobre formas esporuladas. Os desinfetantes químicos tem por objetivo a desinfecção agressiva de um determinado local ou utensílio, atuando de forma rápida e eficiente.

Como vimos até aqui, a desinfecção química é essencial para o controle biológico de microrganismos que podem causar diversas doenças, como vírus, bactérias, fungos, etc. Para desinfecção em procedimentos mais demorados, especialmente cirúrgicos, deve-se optar por iopovidona 10% (solução alcoólica ou solução aquosa) ou clorexidina (alcoólica ou aquosa), que apresentam maior ação residual. Para antissepsia de pele, antes da inserção de cateteres intravasculares e ao longo de sua manutenção, tem-se recomendado a utilização de iodopovidona a 10% entre outros33 (ver monografia, página 783). Os desinfetantes funcionam através da destruição da parede celular do microorganismo ou por interferência em seu metabolismo. A assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias. “Não devemos, por exemplo, misturar água sanitária com produtos à base de compostos fenólicos. Eles funcionam sozinhos e a mistura pode ser perigosa. O indicado é usar cada agente separadamente”, diz Bazito.

Alguns tipos, por exemplo, podem deixar um residual tóxico se forem ingeridos, logo, sua utilização na cozinha é altamente contraindicada. O detergente verde, de limão, tem um leve aroma, sendo ideal para tirar cheiros fortes de louças, pisos, vidros e estofados. Esse produto de cor vermelha possui um aroma bem marcante, sendo ótimo para tirar cheiros mais fortes dos utensílios, como de peixe, alho e cebola, por exemplo. A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídeo das membranas biológicas. Dessa maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular e inclusive o DNA, fica disperso na solução.

Caso você não tenha animais domésticos, pode usar os produtos da sua preferência para fazer a desinfecção. Por isso, o mais indicado é desinfetar o pátio usando uma solução de dois terços de água morna para um terço de vinagre. No quarto, o principal cuidado de desinfecção deve ser tomado nos colchões, principalmente para eliminar os agentes causadores de sarna ou escabiose. Na maioria dos casos, lavar as roupas com o sabão da sua preferência já é suficiente para eliminar a sujeira e os germes. O banheiro é um dos pontos da casa onde é preciso mais cuidado com a proliferação de germes.