Eu gosto de Negroni, mas aquela mesa inteira fazendo o mesmo pedido, do coquetel da moda naquele momento, me deixou incomodado. Me pareceu uma necessidade de mostrarem o quanto estavam antenados e que estavam em sintonia. Era tanto pertencimento a um grupo que pedi licença e fui com minha tacinha para outra mesa. Sou sommelier com mais de 15 anos de experiência em harmonização e cultura vinícola. Formado pela ABS, já visitei vinícolas pelo mundo e atuo como consultor.
Vinho ou champagne: qual escolher?
Imagens e vídeos que complementam sua narrativa podem aumentar o engajamento e ajudar a ilustrar o que você está comunicando. Uma bela foto de uma paisagem vinícola ou um vídeo do processo de colheita pode capturar a essência do vinho de maneira que as palavras sozinhas não conseguem. Rosés e espumantes rosé são leves, convidativos e têm uma aura romântica natural. Se o casal curte uma refeição especial, um tinto mais encorpado também pode ser uma excelente escolha. Ali, visitantes que buscam diversão, comida e vinho encontram diversas opções de atividades, como hotéis, vinícolas temáticas com paisagens bonitas e até uma cave com garrafas que ficaram meses enterradas. Depois de engarrafados e comercializados, os vinhos podem continuar o processo de maturação de maneira gradual – se armazenados da maneira correta – ou ser consumido entre amigos e familiares.
Cada ação precisa ser cuidadosamente planejada para garantir a saúde dos comprar vinho vinhedos e a qualidade dos frutos. Ao investir em sua formação e compartilhar seu aprendizado, você se torna uma referência no setor, ganhando a confiança e o respeito do público. Participar de feiras e eventos do setor também é uma excelente oportunidade para expandir seu conhecimento.
- Trata-se de um turismo sensorial e intelectual, que convida à compreensão do vinho desde sua origem, passando pelas escolhas humanas que moldam cada safra, cada estilo e cada identidade.
- No Brasil, a história do queijo ganhou identidade própria a partir do período colonial, com destaque para regiões como Minas Gerais, Serra da Canastra, Mantiqueira e interior de São Paulo.
- A data convida a escolher queijos especiais, com identidade, origem bem definida e produção artesanal, que fazem diferença no sabor e na experiência à mesa.
- Segundo a cartilha de produção de vinhos da Embrapa, o processo deve ser feito em grandes tanques, de aço inox ou barril de carvalho.
Visite nosso catálogo completo CLICANDO AQUI ou fale diretamente com a nossa equipe pelo WhatsApp para conhecer nossas ofertas e promoções especiais! Estamos prontos para ajudar você a encontrar o vinho perfeito para cada ocasião. Por isso, neste Dia do Trabalho, convidamos você a brindar com um vinho que represente toda essa dedicação.
Essa etapa é feita majoritariamente em uvas-brancas, visto que a casca é primordial para garantir a cor forte do vinho tinto. No entanto, para ser considerado um sommelier é preciso mais do que paixão pelo néctar de Baco, é preciso formação e muito estudo. Este profissional precisa estar sempre se atualizando das novidades do mercado.
Uma analogia para entender os vinhos laranjas
Além, é claro, da possibilidade de encontrar novas amizades em torno desta paixão compartilhada. Ao entender quem é seu público e o que eles valorizam, você pode adaptar sua comunicação para atender às suas necessidades. Contar histórias envolventes sobre vinhos não só atrai a atenção, mas também cria uma experiência memorável para o consumidor. As mídias sociais oferecem uma plataforma poderosa para interagir e engajar com seu público, enquanto eventos de degustação proporcionam uma oportunidade única de educar e conectar-se diretamente. Os taninos vêm das cascas das uvas brancas e conferem mais textura e leve adstringência, algo incomum em vinhos brancos tradicionais.
Um tinto mais encorpado para acompanhar o almoço de domingo ou um branco especial para harmonizar com uma refeição leve são ótimas pedidas. Visualmente encantador, aromático e com notas frutadas, o rosé traz charme e descontração. Natal, Ano Novo, Dia das Mães, dos Pais, Dia dos Namorados ou, até mesmo, o Dia do Amigo.
Descubra Mais e Brinde ao Trabalho e à Tradição
Essa técnica é o que confere aos vinhos laranjas sua identidade tão particular. Com textura macia e perfil aromático elegante, é uma escolha diferente e sofisticada para o Dia do Queijo, ideal para quem gosta de explorar combinações criativas e surpreendentes. É uma excelente opção para quem busca elegância e equilíbrio no Dia do Queijo, ideal para tábuas refinadas, entradas ou harmonizações com vinhos brancos e espumantes. O Queijo Camembert da Serra das Antas é um queijo de leite de vaca, de massa macia e casca branca aveludada. Possui interior cremoso, sabor delicado e levemente amanteigado, com aromas suaves que se intensificam conforme amadurece.
Celebrar o Dia do Queijo pede mais do que qualquer opção do dia a dia. A data convida a escolher queijos especiais, com identidade, origem bem definida e produção artesanal, que fazem diferença no sabor e na experiência à mesa. A diversidade de queijos é resultado direto da combinação entre tipo de leite, técnicas de produção, tempo de maturação e características do terroir. Esses fatores influenciam sabor, aroma, textura e intensidade, criando experiências completamente diferentes a cada mordida. O ritmo mais lento e o contato com a natureza compõem uma experiência marcante, ideal para quem busca desacelerar e vivenciar o vinho de forma mais consciente.
Muitos são produzidos dentro da filosofia dos vinhos naturais, mas o estilo em si não exige que o vinho seja natural. A cor sozinha não define o estilo; o que caracteriza o vinho laranja é o contato prolongado do mosto com as cascas durante a fermentação. Embora não sejam ideais para preparos muito delicados, vinhos laranjas funcionam bem com peixes mais estruturados. Servi-los excessivamente gelados pode esconder aromas e acentuar a sensação de taninos. Um pouco mais de temperatura permite que o vinho se expresse melhor.
Hoje, você não precisa ser nobre nem ter um castelo para presentear com estilo. Com a curadoria certa (como a da A Casa do Produtor), dá pra escolher um vinho incrível e surpreender qualquer pessoa. Teoricamente, depois da fermentação e estabilização, o vinho está pronto. Entretanto é necessário armazenar o líquido para que as substâncias ganhem mais sabor.
Elas permitem combinar o vinho com diferentes sabores, texturas e aromas, criando uma verdadeira jornada sensorial. E falando em momentos especiais, que tal descobrir agora qual tipo de vinho combina com cada tipo de refeição? Quando a situação exige elegância e discrição, o ideal é escolher vinhos de perfil mais clássico, com rótulos de boa reputação, mas que não soem excessivamente pessoais. Saber essas diferenças é meio caminho andado para acertar no vinho para presente.