Atualmente, o Brasil é o segundo país em números de cirurgias plásticas no mundo todo, com 1,45 milhões de procedimentos realizados. Perde apenas para os Estados Unidos, que possui mais de 1,57 milhão de procedimentos. É dever do profissional manter o cliente informado, sobretudo, de seu quadro de saúde atual e das prováveis alterações advindas da cirurgia, bem como as cautelas necessárias que deverão ser adotadas antes, durante e depois do procedimento cirúrgico. Não disciplina o novo Código Civil a possibilidade de indenização clinica cirurgia plastica do dano estético. Em regra, o profissional da medicina assume obrigação de meio, já que as ações e as reações do corpo humano são imprevisíveis e incertas. Na obrigação de meio, o profissional promete empregar seus conhecimentos, meios técnicos para a obtenção de um resultado, sem, no entanto, se responsabilizar por ele. A) Na situação hipotética em apreço, o juiz não poderia ter aplicado a regra da inversão do ônus da prova ao caso, pois a relação jurídica travada entre médico e paciente não é regida pelo CDC.
O Brasil é o país com o maior número de realizações de cirurgias plásticas no mundo. Com aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias ao ano, o país ultrapassa os Estados Unidos e o México, em segunda e terceira posição, respectivamente.
Vale asseverar que igualmente concorre na espécie o interesse do paciente, de indagar sobre os riscos e limites do procedimento estético, ciente de que seu desagrado posterior não necessariamente significará uma indenização. Na dicção de Fabrício Zamprogna, o dano não se caracteriza pela mera insatisfação, dependendo da constatação de que o resultado se divorciou do que seria razoável esperar, a partir da situação do paciente antes da cirurgia.
É importante salientar as assimetrias do corpo humano, que nem sempre são passíveis de correção e que podem ser notadas após observação detalhada no pós-operatório. Deve-se ressaltar que a evolução desfavorável de uma cicatriz pode ocorrer independentemente da melhor técnica utilizada. Toda cicatrização normal passa por etapas bem definidas até sua completa maturação.
Hidrolipo: Veja Os Cuidados Que O Paciente Deve Ter Ao Escolher Uma Clínica Para A Cirurgia
Os resultados obtidos foram apresentados no trabalho como taxas de ocorrência simples. Pacientes menores de idade têm que ir à consulta junto com os pais, com os responsáveis e tudo de acordo com a lei”, alerta o profissional. 2- Se foram pedidos todos os exames, não só o exame de sangue e eletrocardiograma, e sim exames específicos, principalmente no caso de rinoplastia que não é só a aparência que pode ser alvo da operação. Você é o único responsável pela sua participação, inclusive perante as autoridades. O Jus poderá editar, remover ou mover mensagens inadequadas, bem como advertir ou suspender os usuários transgressores. Isso ajuda a ter um acompanhamento mais detalhado e rico de informações, além de oferecer um comparativo com evidências explícitas caso seja necessário. Quanto aos casos de insatisfação, é preciso que o paciente tenha documentado tudo o que lhe foi prometido.
“É uma coisa muito séria, muito invasiva, te impossibilita de muita coisa e você vai ter que ter um pós para o resto da vida. Hoje, vejo tanta gente nova fazendo e penso ‘meu Deus, eu sou uma estatística’”, conta. O difícil processo de recuperação pós-cirúrgico, que inclui meses sem poder fazer nenhum tipo de esforço, só ficou claro para a estudante após o procedimento. E o resultado tão esperado veio somente após um ano inteiro de muito cuidado pós-operatório. “Eu coloquei um biquíni e fui me olhar no espelho; quando tirei uma foto, falei ‘cara, esse é o resultado que eu estava esperando’”, conta, lembrando que precisará usar sutiã de sustentação cirúrgico para o resto da vida. A lipoaspiração entra como a segunda no ranking desse tipo de intervenção, correspondendo a 14,5% do total (1,4 milhão), desbancada apenas para a colocação de próteses de mama (quase 1,5 milhão ou 15,4% do total). Importante dispor do maior número de informações possíveis e bem arquivá-las, especialmente conversas havidas com o médico, fotos de antes e depois, bem como termo, contrato ou qualquer outro documento especificando claramente o resultado que se busca com o procedimento.
Encontre Um Especialista Em Cirurgia Plástica
Mas, casos em que pessoas estão suscetíveis ao sofrimento do bullying escolar, além de “uma redução drástica de autoestima e qualidade de vida”, devem ser analisados separadamente. “Se a gente pensar que a definição de saúde pela Organização Mundial da Saúde é o estado de bem-estar físico, social, mental e psicológico, a cirurgia plástica nesses casos vai trazer uma melhora para a qualidade de vida do paciente, logo para a saúde”, analisa Coltro. Sabemos que nem os sujeitos, nem os discursos são transparentes e acessíveis; eles se constituem a partir de processos próprios, atravessados pela linguagem e pela história de acordo com o imaginário de cada um. Ao agir, o sujeito produz sentidos e é atravessado pelos sentidos presentes na história e na língua.
Os Benefícios Da Cirurgia Plástica Reparadora Para Cicatrizes
O desenvolvimento do tema da responsabilidade civil do médico na cirurgia de transgenitalização, pela doutrina e jurisprudência, ainda é incipiente, dada a própria novidade do procedimento em si. Interessante anotar que a jurisprudência já reconheceu a existência de obrigações mistas – ao mesmo tempo de meio e de resultado -, embora não no caso específico de transgenitalização, o que poderá vir a ocorrer também por ocasião da avaliação judicial da responsabilidade civil do médico no tratamento cirúrgico da transexualidade.
Na lição de Yolanda B. Moreno, a operação de redesignação sexual consiste no processo cirúrgico a que se submetem homens e mulheres transexuais para harmonizar seu sexo anatômico com sua identidade de gênero. Quando concentrada nos genitais denomina-se cirurgia de reconstrução genital, como a vaginoplastia e a faloplastia, podendo limitar-se à mudança de caracteres sexuais secundários, como a mastectomia e cirurgia facial. Na época atual, fruto do individualismo, em sua acepção mais ampla, abrangendo todas as tendências que veem na subjetividade e na autodeterminação do indivíduo dados fundamentais da realidade, a busca pela melhora da aparência passa a ser socialmente legitimada e admitida. Consequentemente, a cirurgia plástica ganha contornos de atividade normal, cotidianamente realizada, imputando-se ao médico que a ela se dedica a responsabilidade típica dos tratamentos facultativos. Neste caso específico, em julgado primoroso, entretanto, incomum, a conclusão do laudo pericial no sentido de que teria sido empregada boa técnica na realização do procedimento cirúrgico não foi adotada pela turma julgadora, que reformou a r.