Novos termos começaram a surgir à medida que as pessoas que haviam se identificado anteriormente como assexuais observavam circunstâncias específicas nas quais elas poderiam sentir atração sexual. Poucos reconheceram a demissexualidade, a falta de atração sexual por outras pessoas sem forte conexão emocional, como algo “real”. “As atividades estão voltadas ao público infantil e adolescente, onde o foco é informar o que é violência sexual, como ela acontece, quais direitos a criança tem e que ela tem a quem recorrer, caso seja vítima. Reforçamos a programação neste mês por causa da campanha, principalmente nas escolas, que é um lugar que deve ser promovido a paz e a conscientização”, observa Andreza. Pessoas heterossexuais normalmente sentem atração sexual e romântica por pessoas que são de um gênero diferente do seu.
A mudança foi feita depois de pressões realizadas pela sociedade civil e por deputados. Em 2015, os planos municipais e estaduais de Educação, que deveriam prever o que seria da área nos próximos dez anos, acompanharam o movimento. Cidades como São Paulo e estados como Pernambuco e Espírito Santo suprimiram as referências à diversidade sexual, orientação sexual e gênero.
Perde-se uma oportunidade ímpar de fazer esse debate”, comenta Idilvan Alencar, secretário de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Mas também é fundamental porque “nos permite compreender melhor a natureza da sexualidade” como um todo. Kaszyca afirma, por exemplo, que os aplicativos facilitaram os encontros para os demissexuais porque você pode incluir sua orientação no seu perfil.
Por exemplo, uma pessoa pode não ser romanticamente atraída por outras pessoas, mas pode não ser sexualmente atraída por elas. O tratamento para doenças reumatológicas pediátricas requer um cuidado especial, além de condutas precisas. OnlyFans Grátis Claudia Saad Magalhães, professora titular de pediatria e reumatologia pediátrica na Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aprofunda o porquê dessa prudência e quais são os riscos do tratamento.
Nesse sentido, a demissexualidade foi um dos assuntos de sexualidade que mais gerou discussão neste ano. Em episódios diferentes do programa “Quem Pode, Pod”, Iza e Giovanna Ewbank disseram se identificar dessa forma, por precisarem de ligação emocional antes de surgir a atração sexual. O gênero está relacionado ao conceito social e cultural que pressupõe papéis e características que homens, mulheres e outras identidades devem portar na sociedade. Também faz parte da sua definição o conjunto de características físicas e comportamentais que definem uma pessoa.
Não há, no Brasil, norma que disponha sobre um protocolo uniforme de atendimento às vítimas de qualquer tipo de violência sexual ou de gênero em bares, boates, danceterias, festas, feiras e outros estabelecimentos ou eventos afins. De forma geral, falar e aprender sobre a “variabilidade existente na comunidade assexual mais ampla”, segundo Bogaert, é fundamental para evitar a alienação das minorias sexuais. Cairo Kennedy, uma jovem com 33 anos de idade de Saskatchewan, no Canadá, cresceu “sem experimentar atração sexual da mesma forma que as minhas colegas e você se sente ‘meio que com defeito'”, conta ela.
Relação entre estresse e doenças cardiovasculares
Os crimes sexuais são sempre extremamente violentos, causando traumas físicos e psicológicos graves na vítima e comoção na sociedade. É importante lembrar que a vítima nunca é culpada, e é de extrema importância que ela procure atendimento médico o mais rápido possível. Abordaremos cada tipo penal dos crimes sexuais do CP, discutindo dois ou mais crimes por semana. Hoje, como introdução, abordaremos apenas o crime de estupro, o primeiro da lista, o mais conhecido e discutido.
‘Compreender melhor a natureza da sexualidade’
Entretanto, de uma maneira geral, considera-se que as IST apresentam, como principais manifestações clínicas, corrimentos no pênis, vagina ou ânus, feridas e verrugas genitais. A gravidez na adolescência causa consequências sociais e emocionais nos jovens. Uma reportagem do Fantástico mostrou como a novela ‘Travessia’ está ajudando na aceitação de pessoas que se identificam como assexuais, como os personagens Caíque e Rudá. Assista ao vídeo com Juliana Silva, diretora de marketing d’A Sós, e veja quais foram os produtos do bem-estar sexual feminino mais vendidos durante a pandemia.
Redes sociais
Pessoas que se identificam como lésbicas geralmente são mulheres, cis ou trans, que sentem atração sexual e romântica por outras mulheres. Existem muitas orientações sexuais, e as pessoas que se identificam com uma ou mais podem descobrir que sua sexualidade muda com o tempo. Isso é perfeitamente normal, porque a orientação de uma pessoa pode ser fluida. A atração romântica pode descrever a expressão de amor de uma pessoa dentro de um relacionamento. Esse relacionamento não precisa ser, necessariamente, sexual, e uma pessoa não precisa sentir atração romântica e sexual para ter uma orientação sexual.
As bissexuais são aquelas pessoas que se relacionam e se atraem sexualmente e/ou afetivamente com pessoas do mesmo gênero que o seu e também de gêneros diferentes. Na puberdade, os níveis dos hormônios sexuais masculinos e femininos aumentam, desencadeando o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e alterações comportamentais. Nas meninas, observam-se o início do crescimento dos seios, o surgimento dos pelos pubianos e a ocorrência da primeira menstruação, ponto que indica que o corpo da menina já está preparado para uma gravidez. Nos meninos, verificam-se mudanças na voz, crescimento dos pelos, aumento do volume testicular e aumento do impulso sexual e da força física. Percebemos, portanto, que a sexualidade está relacionada com a qualidade de vida, logo, é fundamental uma vivência sexual saudável.
Já um homem cisgênero é aquele que se identifica com o sexo masculino, o mesmo que lhe foi atribuído ao nascer. Um dos preconceitos que tanto bissexuais quanto pansexuais sofrem está relacionado ao mito de que estão confusas com sua sexualidade e que, em algum momento, “escolherão” um gênero apenas, o que não é verdade. Os métodos contraceptivos devem ser adotados por um casal em comum acordo após análise dos pós e contras de cada método.