Origem e regras do Futebol no Brasil

Origem e regras do Futebol no Brasil

A cultura brasileira é mundialmente conhecida no aspecto musical com o samba, nas festas populares com o carnaval e no esporte com o futebol. Sobre isto, escreveu Bitencourt (apud PACHECO NETO, 2013, p. 126) ‘o futebol é, assim, um dos mais importantes marcadores de nossa identidade’. O clube de futebol epônimo teve origem em 1912 na cidade de Santos, no estado de São Paulo. Apenas uma década depois, o time terminou em segundo lugar na liga paulista três vezes . A primeira e única vez que o Santos Futebol Clube venceu o torneio local foi em 1935. Pelé, o lendário futebolista brasileiro, entrou para o clube em 1955.

Foi só então que a Associação Athletica do Mackenzie College fundou o primeiro clube brasileiro criado por e para brasileiros. No início eles chutavam bolas de basquete, no ano de 1898, a equipe vencia as vezes, mas nunca foi considerado uma boa equipe de futebol. Mas na heróica vitória brasileira sobre uruguaios, no final do Campeonato Sul-Americano de 1919, disputado sports betting odds no recém-inaugurado estádio do Fluminense, já havia menos de esporte que de paixão. Donos do sucesso, a seleção brasileira de futebol e o elenco estão continuamente no centro das atenções. Devido à sua popularidade, continua a ser um favorito entre as casas de apostas e os jogadores. Mas, segundo a história, foi Charles Miller quem trouxe o futebol para o Brasil.

Futebol: Esporte ou Religião?

Não houve nenhuma confecção especial de roupas para as jogadoras. Com isso, foi permitido que se pudesse competir, criar calendários, utilizar estádios, ensinar nas escolas. Clubes como o Radar e Saad surgem como pioneiros no profissionalismo. No entanto, os dois times de futebol mais antigos do Brasil ainda em atividade são o Sport Club Rio Grande, fundado em 1899 sob o nome de Sport Club Germânia, e o Ponte Preta , fundado em 1900.

Na década de 1960, o Santos, de Pelé, Pepe e Coutinho, encantou o planeta e conquistou dois títulos intercontinentais, em 1962 e 1963. Outros times brasileiros que conquistaram o mundo foram Flamengo, Grêmio, Internacional, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, esse último por três vezes. O time em questão, liderado pelo jogador Sócrates, implantou uma forma de gestão descentralizada, que foi denominada “Democracia Corinthiana”. Além de Sócrates, outros jogadores tiveram papel importante naquela nova forma de gestão futebolística. Vários atletas da equipe acabaram se engajando na luta pela derrubada do regime militar, que encontrava-se em seu final. Sócrates chegou a subir em palanques ao lado de políticos de esquerda, reforçando a luta pelas eleições diretas para presidente da república, sob o conhecido slogan “diretas já”.

história do futebol brasileiro

O time mais antigo do Brasil

No ano seguinte, entretanto, abraçado por sua torcida, o time garantiu o acesso. No ano de 2006, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara e o Carioca. Nos anos de 2007 e 2008 levantou a Taça Rio e em 2009 venceu a Taça Guanabara, chegando a três finais consecutivas. Em 2010, o Botafogo ganhou o Campeonato Carioca de forma histórica, arrancando de uma goleada por 6 a 0 para o Vasco para a conquista das Taças Guanabara e Rio e do Estadual, sem necessidade de final. No jogo decisivo, uma vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, com cavadinha de Loco Abreu e Jefferson defendendo pênalti de Adriano.

Títulos e campeonatos importantes para o Brasil

Mesmo com a intervenção da polícia, houve uma briga generalizada — até jornalistas e dirigentes participaram da confusão. Foi nas Olimpíadas do Rio, após um jogo dramático e uma vitória nos pênaltis sobre a Alemanha, que os brasileiros puderam comemorar mais um marco no esporte. O desencontro de informações acontece devido a escassez de registro do século 19. Como Charles pertencia a elite paulista — inclusive, seu pai originou o São Paulo Athletic Club —, ele estava em destaque nos jornais.

Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Cafú, entre tantos outros, brilharam e trouxeram o quinto título para as terras canárias. Fato é que o esporte gera a sensação de pertencimento, tornando-se para alguns uma questão de vida ou morte. Existem casos de pessoas que tiveram um infarto fulminante ao assistir uma partida do time de coração.

Para ele, é quando nos sentimos mais importantes em relação às grandes nações. O futebol, resguardadas a proporções, nos tornou um pouco mais conhecidos em todo o mundo. No entanto, o próprio Nelson Rodrigues deixou claro em suas crônicas que, apesar das paixões, é preciso ver além da bola e que não se faz futebol apenas com bons sentimentos.

Mas na meta contrária, do Bahia, estava Leonardo Conceição Cardoso, imortalizado na história como Nadinho. Charles Miller nasceu em São Paulo, no dia 24 de novembro de 1874, filho do engenheiro escocês John Miller e de Carlota Fox. Durante boa parte de sua vida, no entanto, morou e foi educado na Inglaterra. Conheceu o futebol no colégio, jogando pelo Banister Court School, depois pelo Corinthian Football Club, pelo St. Mary’s Football Club e pela seleção do condado de Hampshire. Era um atacante rápido, excelente driblador e dono de um chute forte e preciso, qualidades que o destacavam mesmo na Inglaterra, onde o futebol já amadurecera e conquistara um número expressivo de adeptos.