Estratégia na produção de vídeo educacional

Estratégia na produção de vídeo educacional

As respostas demonstram que a maioria dos professores tem algum conhecimento em relação ao uso do vídeo, pois para que possam usar o vídeo com finalidade pedagógica eles devem primeiramente saber utilizar esse recurso. Eles não desejam que o vídeo seja usado só para entreter seus alunos ou para “tapar” ou ocupar o tempo de suas aulas, mas com finalidade. Desse modo eles se sentiriam mais seguros e incentivados a usar mais o vídeo na sala de aula. E de acordo com o Curso TV na escola, o uso do vídeo durante as aulas de Ciências constitui-se em outros recursos, um apoio precioso à apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, além de contribuir para aprendizagem necessária a linguagem das imagens. A confrontação das informações obtidas a partir de filmes com as concepções dos alunos pode conduzir à formulação e à discussão de novos problemas em sala de aula. As videoaulas são um dos principais recursos didáticos na educação a distância.

Os conhecimentos trabalhados no curso podem ser aplicados na produção de materiais educacionais, principalmente em formato de vídeos, de forma a potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O resgate da história da Tecnologia Educacional voltada à área de saúde no Brasil passa necessariamente pelo conhecimento do trabalho do Nutes, dado o pioneirismo desse núcleo na área e o espaço que ocupou no decorrer dos anos. Esse fato, acrescido da grande demanda dos materiais que o núcleo tem produzido e dos inúmeros cursos que tem ministrado voltados à formação de profissionais da saúde, atesta a importância de proceder a uma análise cuidadosa de todo o trabalho realizado pelo Nutes. A partir da reconstrução histórica da produção de vídeos educativos no Nutes/CCS/UFRJ e de sua articulação com diferentes correntes educacionais e com o contexto sócio-econômico maior, busca-se um entendimento das ideologias subjacentes ao trabalho do núcleo ao longo de seus 20 anos de existência. Segundo Ramos (2012, p. 20) “para melhor abordagem científica no ensino de Geografia a adoção de recursos didáticos é um dos meios em que o educador pode recorrer para trabalhar de forma mais adequada em sala de aula”.

O desenvolvimento e proliferação de tecnologias digitais acentua a necessidade de um pensamento criativo, pois a tecnologia desenvolve um espírito empreendedor, inovador e uma maior produtividade capaz de beneficiar a sociedade. Uso do vídeo no espaço pedagógico pode ser o de um instrumento capaz de promover discussões e construções de novos saberes, podendo se tornar um material didático de grande valor no ensino de Geografia. Cinco dicas para te ajudar a garantir a disciplina dos alunos nas aulas virtuais. Esta pesquisa foi aplicada a uma mostra de 27 professores da Escola Modelo I entre um total na escola de 37 professores. Temos a certeza que com o uso correto do vídeo estaremos atendendo essa proposta inovadora de educação. No entanto vamos nos ater ao uso específico do áudio e vídeo no sistema de educação à distância.

O que é um vídeo educacional?

Matheus Alves Conceição, porém houve a necessidade de ampliar o projeto, porque a demanda reprimida é grande. Desse modo, foi construída a segunda Escola Modelo no bairro Rainha. Essa escola tem a capacidade de atender mais ou menos 1.500 alunos da Rede Municipal de Ensino e tem como proposta além do atendimento integral exigido por lei, desenvolver atividades que despertem nos alunos novos talentos, com bases na Pedagogia Empreendedora. Quando pensamos em Escola de Tempo Integral, devemos reportar nossas lembranças a Anísio Teixeira e a Escola Nova, que relacionada a este novo Projeto de Rio do Sul, abrange idéias e práticas educacionais transformadoras.

Utilizar a tecnologia e as mídias dentro do contexto educacional é atualmente um desafio para todos os educadores. Não basta apenas “ter” a ferramenta, tem que saber utilizar a mesma, pois quando não utilizados corretamente essas ferramentas para auxiliar o planejamento do educador, podem acarretar sérios prejuízos para as crianças e adolescentes, e estes crescem de forma cada vez mais precoce nos dias atuais. Mas ainda sim se percebe que é de suma importância que o educador saiba propor atividades positivas dessa forçatecnológica.

A produção de vídeos como ferramenta de aprendizado

Acreditamos assim, que a formação do docente assumiria uma nova configuração.. Com o advento e desenvolvimento das TIC e dos meios midiáticos, con- vivemos com diferentes tipos de escritas e leituras. Sendo assim, outra barreira que os educadores se deparam é o que chamados de “letramento digital”. Notamos no gáfico 3, 75% dos entrevistados possuem especialização na área da educação.

Segundo Almeida (2005, p. 40) é normal que as pessoas, em seu imaginário, criem situações em que artefatos tecnológicos adquirem vida própria com elevado nível de inteligência e se tornam salvadores do mundo ou ameaçam aniquilar toda a espécie de vida. O conceito produtora de vídeo especializada de tecnologia é amplo e complexo, com interpretações diversas que vão se modificando e se transformando conforme a evolução social. Isso prova que os vídeos têm grande apelo , atraem a atenção do usuário e estão preferencialmente entre os demais tipos de mídia.

Utilize recursos de edição

Sendo assim, é notável os equívocos desses profissionais no uso des- sa ferramenta. Embora alguns saibam da existência, estes não procuram orientação ou até mesmo, formação na área. É uma plataforma de cursos massivos – MOOCs , que combinam vídeos online com elementos interativos como testes, simuladores e fóruns. Estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar materiais complementares e fazer anotações em um caderno virtual, gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.

Orientação Educacional Educação e formação Conheça a importância da formação humanística para entender a relação entre educação e formação, isto é, entre educação formal e… Em 2020, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos. Mas, para isso, é importante também contar com um bom roteiro, escrito com materiais de qualidade e fruto de uma boa pesquisa. Além disso, você pode medir com mais facilidade e precisão o resultado dessa estratégia e, assim, produzir mais conteúdos de uma determinada categoria que tenham feito mais sucesso com os visitantes. Quer desejar a seus amigos e familiares um feliz ano novo em grande estilo? Então, assista a esses vídeos engraçados de ano novo escolhidos a dedo que você pode compartilhar com outras pessoas facilmente.