Os eSports referem-se a competições organizadas de videogames, onde jogadores, muitas vezes profissionais, competem entre si individualmente ou em equipes. Esses torneios podem ser locais ou internacionais e são transmitidos ao vivo para milhões de espectadores por meio de plataformas de streaming como Twitch, YouTube e, mais recentemente, até pela televisão tradicional. A história dos eSports remonta à década de 1970, com os primeiros torneios de videogame sendo realizados em universidades. No entanto, foi na década de 1990 que os eSports começaram a ganhar popularidade, especialmente com o surgimento de jogos como Street Fighter e Doom. Hoje, os eSports são uma indústria multimilionária com ligas profissionais, equipes patrocinadas e prêmios em dinheiro. Grandes eventos como The International e League of Legends World Championship atraem milhões de espectadores online e ao vivo, consolidando os eSports como uma forma legítima de entretenimento competitivo.
Como exemplos se tem a natação, o polo aquático, também o remo e o surfe. Esses esportes requerem habilidades específicas para controlar o corpo em ambientes aquáticos, além de boa capacidade respiratória. Incluindo modalidades como karatê, boxe, judô e MMA, nele o foco é no confronto direto de dois competidores. Esses esportes dão ênfase para a técnica, a agilidade e também para o controle corporal. Os esportes podem ser classificados de distintas maneiras, a depender de fatores como a quantidade de participantes, o ambiente da prática e o tipo de habilidade. O esporte é também uma forma de expressão corporal que engloba variadas modalidades, como correr, nadar, entre outras, e sempre visa o desenvolvimento de capacidades físicas e também técnicas.
O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Apesar de todo crescimento dos eSports, ainda não há uma definição internacional sobre o reconhecimento do esporte eletrônico, de fato, como esporte. Alguns países como China, Japão, Coreia do Sul, Malásia, Rússia e Finlândia, já aceitam os eSports como modalidade esportiva. Oito anos mais tarde, em 1980, a Atari organizou o Space Invaders Championship, a primeira competição de esporte eletrônico em larga escala, com aproximadamente 10 mil participantes vindos de várias partes dos Estados Unidos. Já em 1990, foi criado o Nintendo World Championships, com etapas em várias cidades dos EUA e com a final disputada na Califórnia.
Existem também torneios de e-sports menores que são frequentemente mais acessíveis e mais baratos. Isso pode ser aprendido por meio de comunidades de mídia social, convenções de jogos e comunidades de jogos específicas. Eles são donos do jogo, tem a própria Liga e tem também a própria transmissão, isso dá um mundo de possibilidades. Não é vinculado com um canal de tv, mesmo que hoje alguns canais transmitem os jogos o telespectador tem a opção de assistir em plataformas gratuitas como o Twitch ou Youtube. Antes de conhecer o que é Esports quando eu queria ver algum jogo de futebol, por exemplo, tinha que assistir na televisão aberta ou pagar por um pacote pay-per-view. Como o cenário de Esports vem crescendo, mais pessoas buscam criar times para poder participar dos campeonatos de Esports e conseguir os prêmios, patrocínios, etc.
Já para 2020, o segmento tinha tudo para atingir a marcar de 495 milhões de pessoas, com um crescimento de 11,7% no espaço de um ano (em relatório anterior ao COVID-19). FortniteDesenvolvido pela marketing Esportivo Epic Games, o Fortnite popularizou o gênero Battle Royale e virou a maior febre dos videogames dos últimos tempos. Em maio, a página do game no Twitter confirmou que a base de usuários do jogo ainda está em alta, atingindo 350 milhões de jogadores. O número era de 250 milhões apenas um ano antes, mostrando que o jogo ainda está crescendo mais de dois anos e meio após seu lançamento inicial.
A digitalização e a análise de dados estão transformando a forma como os esportes são praticados e consumidos. Além disso, a crescente popularidade de esportes eletrônicos (eSports) e a inclusão de novas modalidades esportivas estão ampliando o alcance e a diversidade do mundo esportivo, atraindo novos públicos e patrocinadores. Sendo esse último outro projeto desenvolvido pela Riot Games, um dos principais jogos de tiro tático da atualidade.
Através da prática esportiva, os jovens aprendem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. Muitas instituições de ensino incorporam atividades esportivas em seus currículos, reconhecendo a importância do esporte na formação integral dos alunos, tanto no aspecto físico quanto no emocional e social. Os esportes podem ser classificados em diversas categorias, como esportes coletivos, individuais, de combate, aquáticos, entre outros. Os esportes coletivos, como futebol, basquete e vôlei, envolvem a participação de equipes que competem entre si.
Quais são as principais competições de eSports no Brasil?
Geralmente está associada aos poderes de caráter formal, serve para melhorar a saúde física e mental. Mesmo que se possa praticar esportes de maneira informal, boa parte das atividades esportivas segue regras previamente estabelecidas, que asseguram que haja organização e igualdade entre os participantes. Ainda não existe uma regulamentação específica dos esporte eletrônico no Brasil. Há projetos de lei tramitando no Congresso que tratam do conceito da categoria, identificação dos jogadores como atletas e reconhecimento dos eSports como esporte. Somente o estado da Paraíba, reconhece, desde 2019, o eSports como esporte eletrônico.
Não é bem um cenário completo, mas acontece, principalmente em eventos de jogos abertos ao público. Enquanto isso, no lado dos eSports, o título tem um envolvimento sólido através de torneios e competições de alto nível organizados pela desenvolvedora e por outras organizações. Além dos torneios regionais, o PUBG Global Championship (PGC) é o maior torneio global onde os melhores jogadores se reúnem para competir pelo título de campeão mundial. Seguindo o esquema da luta por sobrevivência, jogadores de PUBG iniciam o jogo com seus personagens caindo sobre uma ilha na qual devem lootear e lutar até que um se torne o último de pé. Há também a possibilidade de formar equipes, cabendo aos jogadores envolvidos lutarem pela sobrevivência dela. Lançado inicialmente lá atrás em 1987, o jogo rapidamente se tornou um dos mais populares e influentes do gênero.
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Os campeões mundiais Marcelinho Carioca e Souza fizeram críticas diferentes à joia do Palmeiras, que foi convocada para a seleção brasileira na primeira lista de Carlo Ancelotti. Os dois marcaram presença como comentaristas no “Quebrada FC”, do canal PodPah, do Youtube, após o jogo. No cenário de eSports, Tekken marca presença constante, até porque também teve um lançamento bastante recente para dar continuidade à série (Tekken 8). Se tratando de eSports, Rainbow Six Siege surgiu como uma das principais competições de FPS. O torneio principal do jogo chama-se The International, um evento anual que atrai os melhores times do mundo todo para que eles compitam entre si. Que atire a primeira pedra quem nunca arregaçou as mangas depois de perder em um jogo e disse “agora eu vou jogar sério”.
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Outros países, como Malásia, Rússia e Finlândia os aceitam como esportes e a Alemanha está discutindo a questão. Por volta dos anos 1700 e 1800, com a criação de competições e o desenvolvimento de várias modalidades esportivas, o esporte passou a ser organizado e virou algo parecido com o conhecemos hoje. Mas, para que isso aconteça, as atividades são organizadas e regulamentadas por algumas entidades, como por exemplo, federações, confederações e comitês, que estabelecem as normas, os códigos e regras de cada esporte. O Críquete é um esporte de campo e taco no qual duas equipes com 11 atletas se enfrentam. Em turnos variados, cada equipe assume a posição de lançamento ou de rebatida. Estima-se que o futebol possua mais de 4 bilhões de espectadores, espalhados pelos 7 continentes.
A ideia aqui é oferecer uma experiência realista e imersiva, ainda que movida por controles e telas. A popularidade dos eSports tem raízes na evolução da tecnologia e na cultura dos jogos digitais. Com o avanço dos computadores e consoles de jogos, os gráficos, jogabilidade e conectividade online melhoraram significativamente, proporcionando uma experiência imersiva tanto para jogadores quanto para espectadores. Antes de mergulharmos no mundo dos esportes eletrônicos, é fundamental esclarecer a terminologia correta. Embora existam várias formas de escrever, a maneira mais amplamente aceita e utilizada globalmente é “eSports”, uma contração de “electronic sports” (esportes eletrônicos, em português). As equipes de eSports funcionam como organizações esportivas, com treinadores, analistas e gerentes.
Essas competências são valiosas não apenas no contexto dos jogos, mas também em diversas áreas profissionais. Muitos jogadores profissionais de eSports são altamente disciplinados e dedicados, treinando horas a fio para aprimorar suas habilidades e alcançar o sucesso em competições. Os jogadores de eSports são atletas profissionais que dedicam horas diárias ao treinamento e aprimoramento de suas habilidades. Equipas conhecidas como Team Liquid, Fnatic e Cloud9 são exemplos de organizações bem-sucedidas no cenário dos eSports.