Com a correria do dia a dia e a facilidade que a tecnologia nos traz, essa prática só tende a se estabilizar cada vez mais. Em contrapartida, o varejo físico não está em seus melhores dias. O levantamento do IBGE mostra que houve uma queda de 0,1% no mês de maio. Além da economia, a incerteza do mercado de trabalho, com contratos informais, fazer loja virtual em Ribeirão Preto colabora para esse resultado.
A consequência é que, a cada ano, os ecommerces se desenvolvem e se tornam mais maduros. Segundo a pesquisa Webshoppers 39, realizada pela Ebit, houve um crescimento nesse setor de 12% em 2018. Além disso, a estimativa é que o comércio eletrônico apresente um faturamento de R$61,2 bilhões em vendas de bens.
A boa notícia é que, ao investir no mundo virtual, se a sua empresa for pequena, você consegue fazer todo o gerenciamento sozinho. Em lojas virtuais é preciso estar atento a atender corretamente o prazo prometido para o cliente. Caso contrário, provavelmente ele nunca mais irá voltar à sua loja. Essa é uma estratégia muito utilizada por ecommerces de variados portes, pois tendem a fazer o consumidor lembrar da sua marca e produto, voltando ao processo de compras.
Isso aumenta a oportunidade de construir a autoridade da empresa. Falamos na introdução sobre a mudança no comportamento de compras. Poder pesquisar os produtos e adquiri-los, sem precisar sair de casa, traz muito mais conforto para o consumidor.
Com esses dados é possível conhecer a fundo quem são os seus clientes e personas, garantindo um melhor desempenho em campanhas de marketing digital. Não é porque você não possui esses custos que não deva investir a mais em outras coisas como por exemplo, em ferramentas e numa empresa de marketing digital. Com o ecommerce você consegue atingir o Brasil todo, enquanto com uma loja física, as pessoas que entram nela para comprar limitam-se na sua cidade ou região.
Muitas Vantagens Para Seu Site
Se você é uma pessoa que apenas lembra de alguma coisa que precisa comprar em horários aleatórios, então sabe do que estamos falando. Telefonar para a empresa é uma boa estratégia para ver se ela existe de verdade e se você sente que a pessoa do outro lado da linha passa seriedade e confiança.Os buscadores como Google são muito assertivos e, com poucas palavras-chave, você consegue encontrar exatamente o produto que procura. O consumidor está cada vez mais consciente e atento ao optar por esse ou aquele produto. Números que contam nossa história construída pelo sucesso de cada cliente. Digitalizamos sua operação para que você assume o controle das suas vendas.
E essa é uma desvantagem da loja física, já que ela deve aguardar a visita do seu cliente para que uma transação/venda verdadeiramente se concretize. Isso porque, na ausência de um espaço físico de livre circulação de pessoas, não existe a necessidade de realizar altos investimentos em segurança para garantir que tudo permaneça tranquilo. Aqui, você precisa se preocupar em manter o seu estoque seguro e em usar uma boa plataforma pra evitar o vazamento dos dados dos seus clientes e da sua loja. É possível dizer que não existe modelo certo ou errado de começar a empreender.
Pois isso, é indispensável que você entenda qual modelo atende melhor o seu nicho de mercado e o seu negócio. Pois há chance de crescimento em ambos os formatos, seja na loja física ou virtual. Definir por onde começar a empreender no varejo nem sempre é uma tarefa fácil.
Um outro ponto vantajoso na comparação das operações é o fator confiança. Após concluída uma compra, o que o cliente mais deseja é utilizar o produto adquirido. Nas lojas físicas, o produto sai, na maior parte das vezes, junto ao dono, favorecendo seu uso imediato. Os custos com a manutenção dos pontos de venda de lojas físicas, em geral, são os que mais pesam no orçamento das empresas. Isso porque os gastos com aluguel e contas de água ou de energia, por exemplo, costumam ser bastante elevados, principalmente nos grandes centros comercias.