Como funciona o sistema de classificação indicativa nos Estados Unidos Proddigital POP

Os filmes de ação têm como histórias o crime, os westerns e a guerra entre outros. Os gêneros cinematográficos podem ser diferenciados por seu estilo ou tom, seu formato ou produção e seu cenário ou tema. Tal como acontece na literatura, no cinema também existem gêneros e, dentro deles, subgêneros. Nele tentamos explicar com detalhes como o sistema de classificação indicativa norte-americano funciona e como ela afeta a vida de quem gosta de cinema, mesmo daqueles que não moram nos Estados Unidos e que, teoricamente, não seriam atingidos diretamente por ele.

A maioria dos veículos de imprensa no Brasil noticiou que a produção havia se tornado o filme “para maiores de idade” de maior bilheteria na história da sétima arte. Se você acompanha cinema e gosta de ler notícias sobre a indústria do entretenimento é bem possível que tenha lido notícias sobre filmes com classifições do tipo “R”, “NC-17” e “PG-13”, por exemplo. Vamos te mostrar como o sistema de classificação indicativa em vigor atualmente nos Estados Unidos funciona e também como ele afeta os filmes e a indústria do entretenimento como um todo. A partir dos anos 1970, a indústria pornográfica norte-americana experimentou um boom de popularidade.

Até porque, para um filme “mais comercial” qualquer classificação acima de PG-13 pode ser considerado um “suicídio”. Atualmente, como também já falamos, filmes como essa classificação têm atraido cada vez mais público e se tornado cada vez mais financeiramente viáveis. Contudo, ao se produzir um filme assim, deve se ter em mente bem claro o que se está fazendo para que a obra não se torne um grande fracasso comercial. Como já explicamos as classificações da Motion Picture Association são indicativas, voluntárias e não têm poder de lei. Sendo assim, como também explicamos, qualquer filme pode ser lançado em solo americano sem ser submetido a MPA e sem receber qualquer classificação.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o influxo cada vez maior de filmes estrangeiros que não precisavam, a principio, seguir o código e que, por isso, não sofriam a censura imposta aos filmes produzidos nos Estados Unidos, a MPA se viu cada vez mais desafiada a mudar ou abandonar o Código. Além disso, a idade mínina dessa classificação também mudou ao longo dos anos. Depois, mudou para 17 anos e ficou assim até 1996, quando a MPA mudou a idade mínina para 17 anos. Para evitar mudar a nomenclatura da classificação que havia sido implantada poucos anos antes, ela mudou apenas a descrição que acompanha a categoria.

Ao longo dos anos, diversos filmes de ação se tornaram verdadeiros sucessos de bilheteria. Alguns exemplos incluem “Velozes e Furiosos”, uma franquia que combina corridas de carros e ação desenfreada; “Missão Impossível”, estrelado por Tom Cruise como o agente secreto Ethan Hunt; e “John Wick”, protagonizado por Keanu Reeves como um assassino de aluguel em busca de vingança. Esses filmes arrecadam milhões de dólares ao redor do mundo e têm uma base de fãs fiel.

O que classifica um filme?

O que classifica um filme como clássico?

Além disso, se essa violência intensa for ao mesmo tempo realística e extrema (ou persistente), a produção já poderá receber a classificação R. Daí para frente, dependendo do nível de violência, uma temida classificação NC-17 já é possível. É claro que como todo o sistema de classificação, nada aqui é “preto no branco”. Lembrando, no entanto, que diversas grandes cadeias dos Estados Unidos não aceitam exibir filmes que não tenham passado pelo crivo da MPA.

– Os pais devem ficar atentos porque o filme pode conter conteúdo não apropriado para pré-adolescentes. – Os pais devem verificar o que se passa no filme, pois pode conter conteúdo não apropriado para os filhos mais novos. As condições para que o filme esteja na faixa indicada variam entre países, e estão geralmente relacionados ao nível de exposição de conteúdo violento, sexual e ao uso de drogas ilegais. Filmes híbridos, como Pantera Negra, misturam ação, drama e ficção científica, criando histórias que transcendem fronteiras e alcançam diferentes públicos. Com o passar dos anos, muitos gêneros deram origem a subgêneros fascinantes. O suspense psicológico, por exemplo, é uma ramificação do gênero de suspense, onde filmes como Cisne Negro exploram a mente humana de forma intrigante e até perturbadora.

Dessa forma, a MPAA buscava criar novas oportunidades comerciais a esse tipo de filme. Em 1971, a MPAA começou a colocar um aviso em alguns filmes que recebiam a classificação GP, alertando que que “alguns conteúdos” poderiam não ser “adequados para pré-adolescentes”. Logo depois, em 11 de fevereiro de 1972, a MPAA mudou o nome dessa classificação para “PG”, de “Parental guidance suggested” ou “Orientação parental sugerida “, em português. Quanto Mais Quente Melhor, inclusive, não recebeu aprovação da Motion Picture Association of America, mas mesmo assim se tornou um grande sucesso de bilheteria, enfranquecendo ainda mais o código. Ainda nos anos 1950, Otto Preminger que era frontalmente contrário ao código, produziu dois filmes que lidavam com temas proibidos na época, O Homem do Braço de Ouro (1955) e Anatomia de um Crime (1959).

O que é e como funciona o sistema de classificação indicativa na indústria cinematográfica norte-americana?

Já no caso de produções independentes, que não tem esse mesmo poder junto a MPA, as coisas são diferentes e assim, ela costuma pesar a mão um pouco mais em suas classificações. Filmes produzidos por grandes estúdios tendem a ter orçamentos maiores e, obviamente, existe um interesse dos estúdios em recuperar esse investimento. Como não poderia deixar de ser, o sistema de classificação da Motion Picture Association tem seus detratores e também sofre diversas críticas.

Qual a classificação indicativa?

Por conter restrições claras de idade, essa classificação e a próxima que apresentaremos a seguir, já começam a minar a capacidade de um filme de atingir uma determinada faixa de público e, por isso, também de conseguir arrecadar uma grande bilheteria. Isso porque, alguém que seja menor de 17 anos terá que convencer um pai a ir com ele até o cinema, não podendo simplesmente ir ao cinema sozinho. Os critérios de análise são embasados na quantidade, relevância, contextualização e intensidade das cenas com conteúdos de sexo, drogas e violência apresentados. Antes de lançar a Classificação Indicativa, o analista avalia se a obra apresenta agravantes e atenuantes.

A sinopse é um texto essencialmente expositivo que apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural (livro, filme, espetáculo musical ou teatral, etc.), geralmente com a intenção de antecipar ao leitor as principais informações sobre a obra. Gênero cinematográfico é a forma utilizada para se distinguir os variados tipos de filmes, numa classificação derivada dos estudos literários, e serve como instrumento útil para a análise do cinema mundial. A Classificação Indicativa – ClassInd – é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG). Um gênero cinematográfico é o tema geral que um filme trata e que serve para classificá-lo. Da mesma forma, implica um pacto implícito entre produtores e espectadores, garantindo a acomodação entre as expectativas que o público tem sobre o filme e a obra que irá assistir.

Além disso, esses filmes muitas vezes estabelecem tendências e padrões estéticos, influenciando a moda, a música e até mesmo o comportamento das pessoas. Os filmes de ação também têm um impacto na indústria do entretenimento como um todo, inspirando outros filmes, séries de TV, videogames e até mesmo parques temáticos. Os filmes de ação têm uma longa história que remonta aos primórdios do cinema.

Dessa forma, ele escolheu reduzir todas as passagens do livro que contêm momentos detalhados do relacionamento das duas a um “simples beijo”. O diretor foi criticado por essa escolha, comprar unitv mas pelo menos comercialmente, ela se mostrou acertada já que o filme foi um grande sucesso de bilheteria. Introduzido na primeira metade dos anos 1980, essa classificação foi uma resposta as muitas reclamações de que filmes com uma grande carga de violência e material considerado inadequado, como Gremlins e Indiana Jones e o Templo da Perdição, por exemplo, estavam recebendo a classificação PG.