Trazer os objetos vistos no mundo para o papel é uma forma de lidar com os elementos do dia a dia. Desenhar é uma forma de a criança lidar com a realidade que a cerca, representando situações que lhe interessam. A partir do momento que uma criança tem a intenção de reproduzir graficamente um modelo evocado, o desenho torna-se uma imitação ou imagem, ainda que a expressão gráfica dela não se assemelhe com o objeto que está sendo desenhado.
O potencial perceptivo possibilita que a criança retire informações de seu espaço físico, por meio de suas ações, refletindo sobre ele e reorganizando-o através de seu potencial representativo. De acordo com este autor, o desenho é um registro de tudo que é significativo para a criança, constituindo sua primeira linguagem gráfica na comunicação de experiências, pensamentos e alegrias. Segundo esta autora, a forma de pensar o desenho infantil é objeto de estudo por parte de psicólogos, pedagogos, artistas e educadores. Existem muitas teorias e interpretações referentes à produção gráfica infantil, assim como vários são os enfoques que se analisa no desenho infantil, seja pelo aspecto emocional e psíquico, pela análise da linguagem gráfica formal ou simbólica, seja pela demonstração do desenvolvimento mental da criança. Os primeiros rabiscos são quase sempre efetuados sobre livros e folhas aparentemente estimulados pelo adulto, possessão simbólica do universo adulto, tão estimado pela criança pequena. Essas garatujas refletem, sobretudo, o prolongamento de movimentos rítmicos de ir e vir e se transformam em formas definidas que apresentam maior ordenação, e podem se referir aos objetos naturais, objetos imaginários ou mesmo a outros desenhos.
É preciso acompanhá-la, observá-la e ajudá-la nesse processo, e enfatizando a participação do desenho infantil nessa comunicação, é preciso entendê-lo para entender a infância. Consideramos que durante o desenho a criança vai manifestar brincando, os primeiros traços de um mundo até então desconhecido para ela. O educador durante esses processos vai se deparando com uma explosão de arte, de vida e de cores.
Sendo assim, importante característica do desenho infantil é a de que representa mais o que a criança sabe de um objeto do que o que ela vê. Dessa maneira, reflete a imagem e conceito desse objeto, recortando seu significado, atribuindo-lhe sentido semelhante ao que ocorre com o brinquedo simbólico. Promover os benefícios do desenho nas crianças é importante porque implica dotá-las de uma ferramenta que aumenta a sua capacidade de funcionamento social. A pintura e o desenho são duas das mais antigas expressões da humanidade que dão conta do cotidiano de nossos ancestrais.
Existem várias técnicas e materiais para que qualquer criança possa desfrutar plenamente da experiência enriquecedora do desenho e da arte infantil, pois não se trata apenas de usar elementos convencionais como lápis e cores. O educador que não faz tudo o que pode, agora, no plano da educação escolar – que é o plano mais geral e decisivo para exaltar e realizar essas virtualidades que deixa passar o momento oportuno, que por indiferença, por cansaço ou por negligencia, contribui para manter a banalidade do mundo e a mediocridade do homem, a insignificância da vida. Buoro (1996, p. 32) enfatiza que é “fundamental que o ensino de Arte contemple aspectos relacionados com o fazer artístico dos alunos, suas técnicas e procedimentos, a apreciação e a contextualização histórica que situa a obra em seu tempo e espaço e costura com o cotidiano”. Dessa forma, ela pode expressar aquilo que sente como alegria, medo, angústia e mostrar como é a sua própria relação com o mundo que a cerca. E aqui o desenho atua de forma importante para que os pais ou responsáveis possam compreender o que se passa com ela.
O desenho também é extremamente benéfico para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Esta atividade envolve a coordenação entre os olhos e as mãos, necessitando de movimentos precisos e controlados para segurar o lápis, fazer traços e preencher formas. À medida que as crianças desenham, elas aprimoram a coordenação motora fina, que é crucial para tarefas diárias como escrever, cortar com tesouras e abotoar roupas. Além disso, o desenho exige controle sobre a força aplicada no papel, o que melhora a destreza manual e a noção de pressão. Dessa forma, a prática regular do desenho contribui significativamente para o desenvolvimento das habilidades motoras finas, facilitando a realização de outras atividades que exigem precisão e coordenação.
Desenhos Realistas: Como Desenhar Realista
A criatividade de uma criança parece não ter limites, por esta ser uma fase onde o lúdico é muito importante no desenvolvimento da criança, além de poder revelar a forma como ela enxerga o mundo. O desenho é uma das principais atividades na educação infantil, além é claro das brincadeiras. Diante do que foi exposto e refletido espera-se que os professores, diretores e coordenadores que atuam nas instituições de educação infantil estejam atentos ao desenho infantil e que este trabalho venha contribuir para que possam compreender os elementos intelectuais e elementos formais, que são evidenciados nos desenhos das crianças dentro de suas próprias linguagens, e possam a partir desse conhecimento instigar sua capacidade criadora. Pillar (1996) define o desenho como um sistema de representação, o qual envolve tanto a produção como a interpretação de imagens formadas por símbolos, utilizados para expressar ideias, sensações, fantasias e sentimentos.
Normalmente, ela começa a desenhar entre os 18 e 24 meses e essas primeiras manifestações são chamadas de “garatujas”. Trata-se de traços, inicialmente, desordenados que os adultos não conseguem entender, mas que para ela tem um significado. Nesses casos, os desenhos contêm símbolos do dia a dia e estimulam a leitura e a organização de ideias.
Durante a pesquisa bibliográfica foi possível entender que os conteúdos e métodos de ensino devem estar vinculados a um projeto educativo na área, associado a experiência individual de cada aluno e com a sua própria realidade sociocultural. Trabalhar com desenho significa trabalhar com o fazer artístico mais consciente dos alunos, propondo que a criança amplie seu universo cultural, e se enxergue como alguém capaz de criar, de atribuir sentido utilizando-se da linguagem visual e simbólica. Apresentar ao educando modos e procedimentos capazes de caracterizar diversidade pode ser uma forma eficiente de combater os desenhos estereotipados, ou quem sabe possibilitar a busca de novos olhares para o gato, sua casa e assim por diante. Os benefícios do desenho para as crianças são muitos e podem ser expressos em diversas áreas como motora, intelectual, emocional, entre outras. “Tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio.
Nesta fase a criança não possui condições de criar um circulo e também não mantém o controle de seus movimentos. Desenhos online As garatujas fazem parte do desenvolvimento da criança, durante este período as crianças podem fazer os seus desenhos em algumas superfícies como paredes, móveis etc. Na segunda etapa ocorre a garatuja controlada, nesta podemos perceber que os ziguezagues, vão dando espaço para o surgimento de círculos que com o passar dos desenhos vão se aperfeiçoando e formando muitas bolinhas, começam a surgir traços retos e a crianças passam a falar o nome do desenho, mas ainda tem dificuldade para controlar sua coordenação motora.
Desenho para as crianças: materiais adequados
Faz movimentos de vaivém, vertical ou horizontal; muitas vezes, o corpo acompanha o movimento. Passa a olhar o que faz, começa a controlar o tamanho, a forma e a localização do desenho no papel. Ele defende que a criança pode criar novas ideias ao desenhar, uma vez que o desenho favorece a flexibilidade e a fluidez do pensamento.
A importância do desenho no desenvolvimento cognitivo infantil
Através dessa prática, as crianças não apenas expressam sua criatividade e imaginação, mas também desenvolvem habilidades essenciais que serão úteis em diversas áreas da vida. Ao incentivar e valorizar a prática do desenho, criamos um ambiente que promove o crescimento saudável e completo das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo ao seu redor e descobrir suas capacidades. Com o desenho, ele aprende sobre a classificação de objetos, melhora a coordenação motora e aumenta sua autoestima e autoconfiança. Através dessa atividade lúdica, a criança passa a controlar seus movimentos, cria a habilidade do movimento de pinça e aumenta sua noção espacial. Além disso, é possível expor sua realidade, sinalizando o que chama sua atenção e os problemas que enfrenta.