Além do caráter físico, esportes são peças fundamentais na construção da personalidade dos pequenos. As lutas, por exemplo, ensinam disciplina, foco e respeito desde a infância. Além disso, elas oferecem motivação – porque exigem tempo e dedicação para conseguir evoluir dentro da prática -, diminuem a agressividade dos pequenos e ensinam a lidar com erros e falhas desde cedo, mostrando que sempre é possível melhorar. Quer entender um pouco mais sobre a importância de se praticar esportes, quais os principais benefícios, riscos e como escolher uma modalidade? Aproveite esse momento para questionar os estudantes se conhecem, na escola ou fora dela, pessoas surdas.
Os esportes também ajudam a aumentar a flexibilidade, que está diretamente relacionada à amplitude de movimentos e ao fortalecimento de músculos e articulações. Dessa forma é possível evitar lesões causadas por uma musculatura mole e despreparada. Explique-lhes que em nosso dia a dia as regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Pergunte aos estudantes se eles se lembram das regras sociais que são estipuladas nas situações do dia a dia. Pergunte aos estudantes como a turma pode se organizar para a construção do painel, de modo que todos participem, valorizando a segurança coletiva.
Se você ainda não tem muita prática, comece com esportes que não exijam tanto do corpo em um primeiro momento e vá se desafiando a partir daí. A prática de esportes promove todos os benefícios que citamos acima e é um dos jeitos mais saudáveis e divertidos de melhorar a qualidade de vida e ajudar o praticante a se tornar uma pessoa cada vez mais em forma e feliz. Como já foi mencionado acima, a prática de atividades físicas é responsável por liberar no corpo os hormônios do prazer, entre eles a endorfina. Essa substância, quando presente no corpo, é capaz de reduzir os níveis de estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Com mais pessoas adotando estilos de vida mais saudáveis, é impossível não pensar na prática de esportes como aliada nessa busca por uma qualidade de vida melhor.
O registro pode ser feito por meio de um desenho, um breve texto, ou mesmo um relato oral, de acordo com a característica dos seus estudantes. Na escola, todos têm o direito de aprender, portanto, devemos observar se os colegas conseguem participar das atividades, se compreendem o que é solicitado e como podem colaborar para que todos juntos possam se desenvolver. SANTOS, A. R. R. Espírito esportivo – fair play e a prática de esportes. Na infância, alguns modelos teóricos buscam explicar o desenvolvimento da moralidade, e, posteriormente, a compreensão da existência das regras.
A prática de esportes na Adolescência
Nas séries iniciais, a atividade física é associada à necessidade da criança em desenvolver sua coordenação motora. No ensino fundamental e médio, costuma ser indicada no combate ao sedentarismo juvenil. Ambas as justificativas são válidas, mas a importância da prática esportiva na escola vai muito além disso. Apesar dos benefícios da prática esportiva, o sedentarismo infantojuvenil vem crescendo nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física em nível suficiente. Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul (CELAFISCS), aponta que apenas 44% das crianças brasileiras seguem a recomendação mínima de prática de desporto.
Importância da Prática Esportiva
Fixe uma folha de papel em um local, e oriente para que os dois estudantes retirem a folha de papel, porém, sem saltar. Para tanto, posicione a folha a uma altura que apenas o estudante de maior estatura consiga alcançar, sem utilizar o salto. Em uma nova simulação, arme uma estrutura com cordas, fixando-as em dois pontos, na altura aproximada do estudante de menor estatura. Solicite que os dois estudantes passem por debaixo da corda, sem poderem se abaixar. Se existir uma ou mais pessoas surdas assistindo a entrevista ou palestra, como poderiam compreender o que está sendo dito pelas pessoas? Para isso, existem os tradutores e intérpretes de Libras, que em geral aparecem no canto da tela da televisão realizando movimentos e traduzindo para os surdos o que a pessoa fala.
Como começar a praticar esportes com segurança?
Além de atuar no seu corpo no sentido de fortalecer os músculos, combater doenças cardiovasculares e melhorar seu condicionamento físico, o esporte é um aliado importante para tornar sua vida mais saudável e interessante. Pessoas que convivem com a diabetes, por exemplo, podem até diminuir o uso de insulina e melhorar a taxa de glicemia no sangue por meio de atividades físicas. Isso porque, durante a prática de esportes, os vasos sanguíneos dilatam, o que melhora a oxigenação do corpo e, consequentemente, Senhor Esporte tem efeito positivo na redução da pressão. Assim é fundamental que as pessoas que cercam essa criança tenham hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, pois são os modelos no processo de formação. Assim, de nada adianta colocar a criança para iniciar um esporte, se o exemplo em casa é o oposto. A criança segue modelos, em especial aqueles que vêm de casa, portanto, dê um bom exemplo para seu filho, praticando atividades físicas e tendo hábitos saudáveis de vida, com moderação e bom senso.
Os esportes ainda podem ser considerados uma importante atividade intelectual. Os atletas precisam não só conquistar uma preparação física adequada, como também ter boas estratégias e táticas para vencer os jogos. Por isso, os esportes propiciam também desafios intelectuais, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência humana no sentido mais amplo da palavra”, explica Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa.
Caso você esteja disposto a gastar um pouco mais, existe uma infinidade de opções que vão desde hipismo até polo aquático e vôlei. Caso contrário, não ter muito dinheiro para investir não significa que não existem alternativas. Algumas empresas oferecem treinamento à distância para que você possa aprender mais a respeito da atividade física que lhe interessa, mas sem gastar muito. Existem opções de modalidades que agradam desde uma pessoa mais extrovertida e agitada até aquela mais contida e tímida.